Rádios RBV

Menu

População prestigia no plenário da Câmara retorno dos Vereadores de Tangará após recesso de julho

A Câmara de Tangará retomou os trabalhos em plenário com os Vereadores na noite desta segunda-feira (07) após o recesso de julho.

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará

A Câmara de Tangará retomou os trabalhos em plenário com os Vereadores na noite desta segunda-feira (07) após o recesso de julho. Coordenou os trabalhos o presidente Valdacir Antonio Andres na qual, inicialmente solicitou a leitura dos ofícios encaminhados e recebidos pelo legislativo neste período.
 
Houve convite da ALESC para audiência pública sobre a política estadual voltada ao turismo de base comunitária (TBC).  Também ofício da Caixa Econômica Federal regional Oeste sobre a liberação de recurso, em 18 de julho, no valor de R$1.095.000,00 (Hum Milhão e Noventa e Cinco Mil Reais) referente a 2ª parcela de financiamento do Município de Tangará pelo programa FINISA.  
 
O Poder Executivo comunicou sobre sanções de leis aprovadas pelos Vereadores antes do recesso. Também foi protocolado o Projeto de Lei nº 48, de 04 de agosto de 2023, que tem o objetivo de suplementar dotação do orçamento vigente visando o pagamento da folha da Secretaria de Administração, Obras e Educação, bem como o pagamento de juros das operações de crédito para ampliação da UBS Central com recursos federais. Pede o Executivo que o PL tramite em caráter de urgência.
 
Comissões:
 
O referido projeto foi encaminhado a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para o parecer técnico. O presidente da referida comissão exarou parecer favorável aos Projetos de Leis nº 043 e nº 044 de autoria do Executivo Municipal, assim como favoráveis também aos Projetos de Leis Complementares nº 046 e nº 047 de iniciativa do Poder Legislativo.
 
Ordem do Dia:
 
-1ª discussão e votação do PL nº 043, que estabelece as diretrizes orçamentárias do Município e as metas e objetivos da Administração para 2024. A matéria foi aprovada por unanimidade.
 
– 1ª discussão e votação do PL nº 044, que autoriza cessão de uso de bens móveis, por 5 anos,  de objetos pertencentes ao desativado Hospital Municipal Frei Rogério; Aprovado por todos os Vereadores.
 
– 1ª discussão e votação do PLC nº 046, que regula funções gratificadas na Câmara de Tangará. O projeto foi aprovado por 7 votos favoráveis e 1 (uma) abstenção, no caso, do vereador Roberto Rampon.
 
– 1ª discussão e votação do PLC nº 047, que altera o valor do vencimento do cargo de Agente de Serviços Gerais, Copa e Cozinha da Câmara de Vereadores de Tangará, visando a equiparação salarial da mesma função do Poder Executivo. O projeto foi aprovado de forma unânime.
 
– 2ª e última discussão e votação do PLC nº 042, que altera a carga horária para o cargo de fonoaudiólogo. Aprovado por todos os vereadores presentes no plenário.
 
-2ª e última discussão e votação do PL nº 045, que dispõe sobre anulação e suplementação de dotação orçamentária visando custeio da Secretaria de Obras e do Fundo Municipal de Saúde. Aprovado por unanimidade.
 
Palavra Livre:
 
O primeiro a manifestar-se, foi o vereador Mauri da Costa, que pede ofício direcionado à Secretaria de Obras informando que na Linha Alberti, próximo a residência de Valderi Piccinin, há problema em bueiro, provavelmente esteja trancado,  assim solicita recuperação do mesmo ou faça um novo bueiro no local.
 
O vereador Marcio Antonio Meyer cumprimentou a dezena de pais de autistas de Tangará presentes no plenário da Câmara. Relatou que há 13 pessoas que freqüentam a AMA de Campos Novos e expôs a luta que é para garantir apoio desde o transporte ao termo de fomento. Comenta que sempre dedicou atenção às pessoas consideradas especiais, citando exemplo do saudoso “bucha” que no dia 09 de agosto marca dois anos de seu falecimento. Demonstrou sua indignação com a falta de atenção de algumas pessoas pela causa, em razão de que gera apenas uma dezena de votos e pelo fato de imputarem culpa ao vereador pelos autistas não freqüentarem a equoterapia da AMA. Relatou que após visita em Campos Novos acionou a Secretária de Educação de Tangará, a qual respondeu em mensagem de voz informando que não garantia  transporte duas vezes por semana, apenas uma viagem. Porém, conversou com o Prefeito e o Vice e conseguiu a oferta do transporte duas vezes por semana. O vereador Márcio contestou, porém publicação em rede social de que o transporte foi conquistado pela Administração e a Secretaria de Educação. Ele interpreta que a atitude busca denegrir a imagem do Vereador que marcou e esteve em reunião com a diretora da AMA de Campos Novos para auxiliar os autistas de Tangará. Finaliza, afirmando que busca ajudar os pais dos autistas e, esclarece que se não puder agir em prol da defesa dos autistas, nada fará para atrapalhar.
 
Após sua fala, o vereador foi aplaudido pela população presente no plenário.
 
Já Roberto Rampon solicita à Secretaria de Obras melhorias na tubulação na estrada no morro do linho, próximo a entrada da residência de Maurício Perazzoli em razão de saídas de automóveis naquele trecho.
 
A Vereadora Maria Miria Rambo pede a Secretaria de Obras reparo no asfalto em frente a empresa Santapel, realizado o nivelamento da via. No mesmo trecho há uma corrosão na estrada próxima do rio e pede que seja colocado material para garantir a segurança dos motoristas. Solicita envio de ofício ao Presidente da AMARP solicitando informações sobre quais providências definidas com relação a empresa que presta serviços de iluminação pública em Tangará por meio do CINCATARINA. 
 
Em sua manifestação Andrey Alberti  explicou que esteve calado nas duas últimas sessões, oportunidades que  refletiu sobre a vereança. Aproveitou para refazer alguns pedidos ao Executivo Municipal de Tangará, devido as demandas não serem atendidas e sequer respondida.
– Vale alimentação seja diário não mensal, como acontece em alguns municípios da região;
– Embelezamento da Secretaria de Obras e Urbanismo;
– Revisão do Piso de Enfermagem aos Técnicos de Enfermagem pela atual defasagem que existe;
 
O vereador Marcio colaborou com a discussão demonstrando indignação pelos responsáveis de setores da Administração que apenas alegam que não dá pra atender as reivindicações dos vereadores.  O vereador Roberto Rampon questiona o descaso com o Legislativo em não responder os ofícios. Argumenta que se não tem nada a esconder por que não responde as demandas dos Vereadores. Se continuar assim, acredita que tem que fazer valer os prazos da lei orgânica do Município.
 
Finalizando a palavra livre, o vereador Valdacir Antonio Andres  enalteceu e agradeceu a comunidade presente no plenário para acompanhar a sessão. Explicou que os vereadores não podem criar despesas ao Município, mas podem fazer indicações, sugestões, auxiliar a planejar e desenvolver Tangará. Entende as frustrações dos colegas vereadores, porém julga que deve-se continuar firme no propósito de servir a comunidade. Conclui reforçando a importância do Legislativo e Executivo na revolução do Hospital São Lucas para melhor atender as pessoas, ou seja, Tangará voltará a ter intervenções cirúrgicas em uma unidade hospitalar local.
 
A Câmara de Tangará realiza a próxima sessão ordinária em 14 de agosto às 19h.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará
 

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com melhorias no tempo

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira (19)...

Agricultor colhe pinhas gigantes em Videira

No interior do município de Videira, na comunidade de...

Pastoral da Pessoa Idosa em Caçador realiza trabalho voltado ao bem-estar

No dia 15 de junho foi comemorado o Dia...

Tratamento correto de resíduos sólidos é um tema importante

O tratamento correto de resíduos sólidos é um tema...

Vagões do trem em Caçador recebem a Exposição Caras Catarinas

O município de Caçador está recebendo a Exposição Caras...

Mais Lidas da semana

Carro de Caçador é atingido por carreta e fica prensado na BR-116

Um acidente de trânsito de grandes proporções mobilizou os...

Morador de Rio das Antas está desaparecido

Um morador de Rio das Antas está desaparecido desde...

Pessoas ficam feridas após engavetamento em trevo de Videira

Um engavetamento envolvento três veículos deixou pessoas feridas na...

Vítima de acidente entre Monte Carlo e Fraiburgo segue em estado grave

O jovem Winícius Matheus Moreira, 24 anos, vítima de...

Acidente na Marginal Sul em Videira deixa mulher ferida

Na manhã desta sexta-feira (14), um acidente na Marginal...

Outros Tópicos Interessantes