Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Pesquisadores identificam nova praga de frutíferas em SC

Espécie é originária da África e já foi relatada em outros estados brasileiros. Registros em SC aconteceram em Caçador e Videira

Equipe de pesquisadores identificam nova praga de frutíferas em SC. Coordenada pela pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador, registrou-se um novo inseto-praga em Santa Catarina, o Zaprionus tuberculatus (Diptera: Drosophilidae).

Segundo Janaína, a presença de Z. tuberculatus no Brasil é preocupante, pois essa espécie ocupa nichos semelhantes aos de outros drosofilídeos-praga, tais como Zaprionus indianus e Drosophila suzukii.

A interação dessas espécies no mesmo cultivo pode aumentar o potencial de infestação e, consequentemente, os danos nos frutos. “Para a fruticultura, essa praga exótica representa um risco potencial, pois é uma espécie generalista que explora eficientemente tanto frutíferas nativas quanto exóticas” alerta a pesquisadora. 

Publicidade

A identificação aconteceu em 2023 e foi relatada em artigo publicado na edição mais recente da revista Agropecuária Catarinense, publicação científica da Epagri.

A descoberta aconteceu durante estudo coordenado por Janaína para conhecer as espécies de drosofilídeos associados às frutíferas nativas e à cultura do morangueiro na região do Alto Vale do Rio do Peixe, com objetivo de obter informações para subsidiar programas de manejo integrado de drosofilídeos-praga.

Veja também

Dados mostram potencial econômico das áreas de reflorestamento

Granizo e as chuvas atrapalharam as safras de frutas na região

“Até o momento, os resultados da pesquisa reforçam a necessidade da realização do monitoramento de Z. tuberculatus no Estado, para se avaliar seus impactos, distribuição e estabelecer futuros programas de manejo da espécie”, detalha ela.

Coletas em Caçador e Videira

Janaína conta que a primeira coleta de Z. tuberculatus foi em março de 2023, em morangos produzidos em Caçador e em frutos de goiaba-serrana e araçá-amarelo coletados em Videira, municípios do Alto Vale do Rio do Peixe.

Em Caçador, a espécie também já foi registrada atacando frutos de araçá-vermelho e em armadilhas de monitoramento em cultivos de maçãs, peras e morangos. Os pesquisadores também observaram o inseto-praga em uvas viníferas e amora-preta  em Videira.

O primeiro registro de Ztuberculatus no Brasil ocorreu em 2020, em parques urbanos de Brasília, o que foi também o primeiro registro da praga no continente americano.

A ocorrência de Ztuberculatus também já foi relatada em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

A espécie é originária da região tropical da África e integra o grupo das moscas-das-frutas, conhecidas como vinegar fly ou pomace fly.

Fonte:
Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casa em Caçador encanta com mais de 500 peças decorativas no Natal

Santa Catarina ganha um toque especial neste Natal com...

CBF divulga ranking de clubes e federações para a temporada 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira...

SC tem mais de 190 praias liberadas para banho no feriado de Natal

O litoral de Santa Catarina se prepara para receber...

Papai Noel inicia entrega de presentes e pode ser acompanhado online

Nesta quarta-feira (24), Papai Noel começa sua jornada pelo...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Colisão frontal deixa um morto e dois feridos em Tangará

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Outros Tópicos Interessantes