Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Produção de mel sofre com condições climáticas adversas em SC

O pesquisador André Sezerino, da Epagri de Caçador, destaca a influência do clima na apicultura local

A produção de mel sofre com condições climáticas adversas em SC, principalmente o Vale do Rio do Peixe enfrenta desafios significativos devido às condições climáticas adversas dos últimos meses.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O pesquisador André Sezerino, da Epagri de Caçador, destaca a influência do clima na apicultura local, ressaltando que a safra de mel deste ano tem sido especialmente difícil para os apicultores da região.

Publicidade

Segundo o pesquisador, as enchentes de outubro e novembro coincidiram com o período das principais floradas, momento crucial para a produção de mel, e como resultado, muitos apicultores, praticamente não colheram nada na safra de primavera.

Além disso, a safra de início de ano, que ocorre em fevereiro e março, também está sendo comprometida pelas condições climáticas desfavoráveis.

Com a produção comprometida, a quantidade de mel colhida por colmeia mal cobre os custos de produção, levando alguns apicultores a enfrentarem prejuízos.

Veja também

Clima quente traz cenário preocupante para a fruticultura da região

Atenção especial com a Vespa-da-Madeira em plantações de pinus

Apesar das adversidades, a Associação de Apicultores de Caçador, que conta com cerca de 30 membros, continua a batalhar para manter a produção de mel.

Melato da Bracatinga

Outro desafio é a produção do mel de melato da bracatinga, que ocorre a cada dois anos e é altamente valorizado no mercado.

Este ano, as temperaturas excessivamente altas têm dificultado o trabalho das abelhas, que precisam manter a colmeia refrigerada.

Além disso, o melato secretado pela bracatinga está mais viscoso do que o normal, tornando difícil a coleta pelas abelhas.

André Sezerino enfatiza a importância do consumo de mel, não só como remédio, mas também como uma fonte rica em vitaminas e minerais e incentiva o apoio da comunidade aos apicultores locais e seus produtos.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Torcedor do Brusque faz gesto de avião caindo em jogo contra a Chape

Um episódio lamentável marcou a semifinal do Campeonato Catarinense...

Morre Badeco, ícone do vôlei catarinense

O voleibol catarinense perdeu uma de suas maiores referências....

Terça-feira de carnaval terá temporais e calor acima dos 35°C

A terça-feira (17) de carnaval será marcada por condições...

Rita Martini, voz das rádios de Caçador, é homenageada pelo Dia do Repórter

Nesta segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, o trabalho...

Matos Costa investe R$ 504 mil em saneamento e escolas

A administração municipal de Matos Costa oficializou a assinatura...

Mais Lidas da semana

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Outros Tópicos Interessantes