Queda de energia atinge todo o País nesta manhã

Saiba qual foi o problema que causou o apagão nacional e deixou mais de 500 mil unidades consumidoras sem luz em Santa Catarina

Uma queda de energia por todo o país pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta terça-feira (15). O apagão nacional ocorreu por volta das 8h40 e os internautas, de Norte a Sul, não demoraram a ir às redes sociais para relatar a falta de luz. Em algumas cidades, o blecaute durou apenas alguns minutos, enquanto outras seguem bastante afetadas.

Somente em Santa Catarina, às 8h56, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão. A região mais afetada foi o Oeste, onde ocorreu o maior número de desligamentos acidentais por área.

O número de unidades sem luz caiu 20 minutos depois, quando cerca de 469 mil residências continuavam sem luz por causa do apagão. Às 9h30, 236 mil unidades consumidoras seguiam sem energia no Estado.

Publicidade
Principais cidades afetadas pelo apagão nesta manhã

Entenda a causa do apagão

A Celesc informou ao portal ND+ que o problema ocorrido foi um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.

Na prática, é um “corte de energia” para aliviar o sistema nacional.

Ministério de Minas e Energia divulga nota

Ministério de Minas e Energia se manifesta sobre o apagão que atingiu diversos estados e o DF na manhã desta terça. “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, afirmou.

Fonte:
ND Mais e Eixo Político

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sexta-feira será instável em Santa Catarina

A sexta-feira (24) será marcada pela instabilidade em Santa...

Processos seletivos da Prefeitura de Caçador têm mais de 1.900 inscritos

A Prefeitura de Caçador realizou neste domingo, dia 19,...

Criança de 4 anos morre após ataque de rottweiler em SC

Uma tragédia foi registrada na manhã desta quinta-feira, dia...

Fifa descarta substituir Irã por Itália na Copa de 2026 após pedido dos EUA

A FIFA não pretende substituir a seleção do Irã...

Vara Criminal de Caçador abre edital para financiar projetos sociais

A Vara Criminal da Comarca de Caçador lançou um...

Movimentação aérea incomum chama atenção no Meio-Oeste de SC

Moradores de Joaçaba e de cidades vizinhas foram surpreendidos...

Financiamento de veículos cresce 12,8% no 1º trimestre

As vendas financiadas de veículos no Brasil registraram crescimento...