Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Queda de energia atinge todo o País nesta manhã

Saiba qual foi o problema que causou o apagão nacional e deixou mais de 500 mil unidades consumidoras sem luz em Santa Catarina

Uma queda de energia por todo o país pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta terça-feira (15). O apagão nacional ocorreu por volta das 8h40 e os internautas, de Norte a Sul, não demoraram a ir às redes sociais para relatar a falta de luz. Em algumas cidades, o blecaute durou apenas alguns minutos, enquanto outras seguem bastante afetadas.

Somente em Santa Catarina, às 8h56, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão. A região mais afetada foi o Oeste, onde ocorreu o maior número de desligamentos acidentais por área.

O número de unidades sem luz caiu 20 minutos depois, quando cerca de 469 mil residências continuavam sem luz por causa do apagão. Às 9h30, 236 mil unidades consumidoras seguiam sem energia no Estado.

Publicidade
Principais cidades afetadas pelo apagão nesta manhã

Entenda a causa do apagão

A Celesc informou ao portal ND+ que o problema ocorrido foi um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.

Na prática, é um “corte de energia” para aliviar o sistema nacional.

Ministério de Minas e Energia divulga nota

Ministério de Minas e Energia se manifesta sobre o apagão que atingiu diversos estados e o DF na manhã desta terça. “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, afirmou.

Fonte:
ND Mais e Eixo Político

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Preço do ovo cai 38% em Santa Catarina ao longo de 2025

O preço médio do ovo em Santa Catarina registrou...

Participe do Natal Solidário e leve alegria para crianças de Videira

Neste Natal, a cidade de Videira promove uma grande...

Santa Catarina segue com climas diferentes conforme a região

A quinta-feira (04) será marcada por condições distintas entre...

Concerto de sanfonas anima Videira neste domingo

Neste domingo, 7 de dezembro, a Orquestra Sanfônica de...

Mais Lidas da semana

Jovem ferida na SC-135 é identificada e segue em estado grave

A jovem que ficou gravemente ferida após uma colisão...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Outros Tópicos Interessantes