Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Queda de energia atinge todo o País nesta manhã

Saiba qual foi o problema que causou o apagão nacional e deixou mais de 500 mil unidades consumidoras sem luz em Santa Catarina

Uma queda de energia por todo o país pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta terça-feira (15). O apagão nacional ocorreu por volta das 8h40 e os internautas, de Norte a Sul, não demoraram a ir às redes sociais para relatar a falta de luz. Em algumas cidades, o blecaute durou apenas alguns minutos, enquanto outras seguem bastante afetadas.

Somente em Santa Catarina, às 8h56, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão. A região mais afetada foi o Oeste, onde ocorreu o maior número de desligamentos acidentais por área.

O número de unidades sem luz caiu 20 minutos depois, quando cerca de 469 mil residências continuavam sem luz por causa do apagão. Às 9h30, 236 mil unidades consumidoras seguiam sem energia no Estado.

Publicidade
Principais cidades afetadas pelo apagão nesta manhã

Entenda a causa do apagão

A Celesc informou ao portal ND+ que o problema ocorrido foi um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.

Na prática, é um “corte de energia” para aliviar o sistema nacional.

Ministério de Minas e Energia divulga nota

Ministério de Minas e Energia se manifesta sobre o apagão que atingiu diversos estados e o DF na manhã desta terça. “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, afirmou.

Fonte:
ND Mais e Eixo Político

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Seis caçadorenses participam da São Silvestre nesta quarta

Uma comitiva de atletas caçadorenses já está em São...

Confira as dicas que revelam as tendências para 2026

Nos últimos dias de 2025, enquanto a contagem regressiva...

“Gratidão a Deus que me chamou para amar e servir a Igreja”, diz Milton Zonta

A manhã desta terça-feira, 30 de dezembro de 2025,...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Homem com tornozeleira é preso por violência doméstica

Na manhã desta terça-feira (30) a Polícia Militar atendeu...

Mais Lidas da semana

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Pai é morto e filho fica ferido em ataque a facão em cachoeira de SC

Um ataque violento registrado na tarde de quinta-feira (25)...

Menino morre afogado no rio do Peixe em Tangará

Um menino de 13 anos morreu vítima de afogamento...

Briga de trânsito causou morte de motorista esfaqueado em Ponte Serrada

Uma briga de trânsito resultou na morte de um...

Homem sofre acidente e ameaça socorristas com pedaço de madeira

Um homem de 23 anos ficou ferido em um...

Outros Tópicos Interessantes