Menu

Sancionada Lei que permite Badesc realizar programas de crédito

Lei autoriza o Estado de Santa Catarina a prestar contragarantia às garantias oferecidas pela União na operação de crédito a ser celebrada entre ambas as instituições.

Fonte:
Fonte: Agência Brasil

O governador Jorginho Mello sancionou a Lei 18.675/2023, que permite a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) contratar US$ 50 milhões em financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender micro, pequenas e médias empresas. A Lei autoriza o Estado de Santa Catarina a prestar contragarantia às garantias oferecidas pela União na operação de crédito a ser celebrada entre ambas as instituições.

“Essa é mais uma etapa vencida dentro do cronograma que temos com o BID. Agora estão sendo preparadas as minutas dos contratos para envio à Secretaria do Tesouro Nacional para formalização da operação, que tem garantia soberana da União”, explica o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli. Ele lembra que além dos recursos financeiros, o BID oferece ao Badesc, assistências técnicas essenciais para execução do programa proposto. A expectativa é que todos os trâmites legais para formalização da contratação sejam finalizados até novembro.

O financiamento internacional tem como objetivo realizar empréstimos a micro, pequenos e médios empreendedores, por meio do Programa de Recuperação Produtiva e Sustentável das MPMEs. A aplicação dos recursos seguirá dois pilares principais: operacionalização de linhas para o Microcrédito, por meio das Instituições de Microcrédito Produtivo e Orientado (IMPOs) e a promoção do investimento produtivo das MPMEs catarinenses, visando um ambiente mais inclusivo.

Recursos internacionais

Enquanto Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, compete ao Badesc apoiar a execução da política estadual de desenvolvimento econômico, por meio do fomento das atividades produtivas, de operações de crédito, de ações definidas em lei e de apoio creditício aos programas estruturantes e projetos vinculados aos objetivos do Estado, incluindo situações de emergência e/ou calamidade pública.

Agências somente podem empregar em suas atividades, além dos recursos próprios, os provenientes de fundos e programas oficiais, organismos e instituições financeiras nacionais e multilaterais e depósito interfinanceiro vinculado a operações de microfinanças. “Por isso, a busca por recursos internacionais, passa a ser opção para diversificação de funding, com foco para atender à crescente necessidade de financiamento ao setor produtivo em Santa Catarina, em linha com a missão institucional”, explica Rabaiolli.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Outros Tópicos Interessantes

Últimas Notícias

Drogas são encontradas em urso de pelúcia em Caçador

Drogas são encontradas em urso de pelúcia em Caçador,...

Tornado é confirmado em Rio das Antas

No decorrer da terça-feira, 28 de novembro, foi relatado...

Chuvas em SC: Governo destina mais de R$120 milhões para amenizar as perdas na agricultura

As chuvas em SC, vendavais e granizos ocorridos em...

ACIC recebe novos associados com Café da Manhã

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) realizou na terça-feira...

‘Lesa Pátria’: endereço de Caçador é alvo da Polícia Federal

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido pela...

Mais Lidas da semana

Acidente deixa motociclista em estado grave em Caçador

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente na...

Tentativa de feminicídio acaba com uma morte em Caçador

Tentativa de feminicídio acaba com uma morte em Caçador...

Acidente na SC-135: cinco pessoas são encaminhadas ao hospital após colisão

Por volta das 21h30 deste domingo (26) os bombeiros...

Acidente na SC-135, em Rio das Antas, deixa uma pessoa morta

Um acidente na SC-135, em Rio das Antas, sentido...

Escorpião-marrom: nova espécie é encontrada em Videira

O aparecimento de escorpião-marrom, que leva o nome científico...
Publicidade