Em homenagem ao padroeiro de Iomerê, São Luiz Gonzaga, é feriado no município nesta sexta-feira, 21 de junho. O pároco local, Padre Arlindo Toneta, destaca a importância do padroeiro para a comunidade e relembra a história que fez de São Luiz Gonzaga o protetor do município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com Toneta, os primeiros colonizadores de Iomerê, Luiz Nora e sua esposa Alice, chegaram à região em 1916 e trouxeram consigo a devoção a São Luiz Gonzaga. Em homenagem a esse casal pioneiro, São Luiz Gonzaga foi escolhido como padroeiro do município. A influência de Luiz e Alice Nora foi determinante para que, em 1935, fosse fundada a paróquia dedicada ao santo, administrada pelos padres camilianos.
São Luiz Gonzaga nasceu na Itália em 1568, filho do feirante Gonzaga e Marta. Assim, o padroeiro de Iomerê foi contemporâneo de São Camilo de Lélis. Desde cedo, São Luiz Gonzaga foi educado pela mãe nos valores cristãos, consagrando-se à Nossa Senhora aos 10 anos. Aos 14 anos, ingressou na ordem dos jesuítas, renunciando aos seus bens materiais e dedicando-se aos estudos e ao cuidado dos doentes.
Veja também
Inverno em Santa Catarina não deve ter períodos longos de frio
Receita de sopa eslava para aquecer as noites de frio
Durante seu trabalho, contraiu tuberculose e faleceu aos 23 anos, em 1591. Em reconhecimento à sua vida de devoção e serviço, foi canonizado pelo Papa Bento XIII e declarado patrono da juventude e protetor dos estudantes.
Padre Arlindo Toneta enfatiza que a história de São Luiz Gonzaga é uma inspiração para os jovens e estudantes da comunidade, encorajando-os a seguir os valores de dedicação, fé e serviço ao próximo. “Celebrar São Luiz Gonzaga é lembrar que a verdadeira grandeza está na humildade e no serviço aos outros”, finaliza o pároco.