Novas vítimas denunciaram graves lesões sofridas durante cirurgias estéticas realizadas pelo médico Marcelo Evandro dos Santos, em Florianópolis. O cirurgião, já indiciado anteriormente, enfrenta agora acusações que incluem lesão corporal gravíssima.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As complicações relatadas por pacientes chamam atenção pela gravidade e pela quantidade de procedimentos realizados em um curto espaço de tempo.
Letícia Mello, primeira a denunciar o médico na capital catarinense, sofreu queimaduras, bolhas, necrose e perda de tecido após realizar 12 cirurgias no mesmo dia.
As operações a deixaram hospitalizada por mais de dois meses, com graves complicações.
Letícia relatou ter sido convencida pelo médico a realizar todos os procedimentos simultaneamente, sem a devida orientação sobre os riscos envolvidos.
Novas denúncias
Outra paciente, Diana Silva Antunes, procurou o cirurgião em 2020 para realizar implante de silicone e lipoaspiração.
No entanto, durante a consulta, foi incentivada a realizar mais três procedimentos: mastopexia com prótese, abdominoplastia com lipo e enxerto no glúteo. No total, as cirurgias duraram cerca de 10 horas sob anestesia.
Veja também
PF desmantela esquema de fraude em vestibulares de medicina
Número de médicos aumenta, mas concentração fica em capitais
Diana contou que, mesmo questionando Marcelo sobre a segurança de realizar tantos procedimentos em uma única sessão, ele a tranquilizou e seguiu com as operações.
Três anos após as cirurgias, Diana precisou voltar ao centro cirúrgico para remover as próteses, momento em que percebeu uma gaze esquecida em uma das mamas.
Segundo ela, o seio começou a abrir e a formar uma casca escura, com sinais de necrose.
Ao notificar o médico sobre o problema, ele disse que a situação era normal e que era preciso aguardar, atribuindo o quadro a uma reação alérgica.
Flávia Alexandre da Silva também passou por complicações após realizar uma redução de mamas com o cirurgião.
Ela relatou que, inicialmente, acreditou ter realizado um sonho, mas pouco tempo depois, sua auréola começou a necrosar e a sangrar.
Marcelo disse a ela que essa reação seria normal, mas a paciente perdeu parte da auréola devido à necrose. Flávia pede justiça e afirma que busca respostas não apenas para si, mas por todas as vítimas.
Outras condenações
Além do indiciamento por lesão corporal gravíssima, Marcelo Evandro dos Santos já possui condenações na área civil, com ao menos quatro decisões judiciais contra ele.
Entre os casos mais graves, destaca-se uma condenação por danos morais e materiais após a morte de uma paciente em decorrência de complicações em uma lipoaspiração, em 2021.
Na ocasião, a família da vítima foi indenizada pelo cirurgião.
Ministério Público de Santa Catarina
O Ministério Público de Santa Catarina está acompanhando as denúncias e conduzindo uma investigação para apurar as condições das cirurgias realizadas pelo médico.
A principal preocupação é verificar se Marcelo informou adequadamente os riscos dos procedimentos às pacientes, assim como a viabilidade de realizar múltiplas cirurgias em um mesmo dia.
Segundo o promotor de justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, o foco da investigação é entender se os procedimentos realizados estavam de acordo com as normas regulamentadas pelo Conselho Regional e Federal de Medicina.
O caso tem gerado grande repercussão na comunidade médica e entre os pacientes de cirurgia estética em Santa Catarina, levantando questões sobre a segurança dos procedimentos e a responsabilidade dos profissionais da saúde.
As vítimas esperam que as autoridades esclareçam as irregularidades e garantam que situações semelhantes não voltem a ocorrer.
Leia o que diz a defesa de Marcelo
Em 23 anos na área da medicina, atuando nas especialidades de cirurgia geral e cirurgia plástica, sempre priorizei a saúde e o bem-estar dos meus pacientes, prestando o atendimento mais personalizado e humano possível, além de seguir e respeitar o Código de Ética Médica e todos os princípios e valores da profissão.
Solicito todos os exames necessários e forneço todas as orientações pré e pós-operatórias, além de estar sempre à disposição dos meus pacientes para atendimento e acompanhamento em casos de eventuais intercorrências. Esclareço que existem reações biológicas inerentes a cada paciente, as quais são informadas em termos de consentimento antes de cada cirurgia.
Como membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Society of Aestgetic Plástico Surgery (ISAPS) e da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS), estou em constante atualização profissional, realizando cursos de qualificação e participando de congressos voltados ao conhecimento e aprimoramento do domínio dos procedimentos em cirurgia plástica. Realizo uma média de 300 cirurgias por ano e, em todas, utilizo as técnicas mais modernas e recomendadas dentro da especialidade.
O Código de Ética Médica veda que o profissional exponha fatos dos quais teve conhecimento em razão de sua função, mesmo que tornados públicos. Além disso, os processos citados nesta matéria encontram-se sob sigilo processual. Por tais razões, minha manifestação sobre cada caso continuará sendo feita nos autos das respectivas ações.
Tenho confiança na ética e no comprometimento com que conduzo o meu trabalho e estou seguro de que todas as acusações serão esclarecidas na justiça.
Portal RBV nas redes sociais