Rádios RBV

Menu

Secretaria de Obras responde demandas apontadas por vereadores

Vereadores que compõe a atual legislatura da Câmara de Tangará estiveram reunidos em sessão ordinária nesta segunda-feira

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará

Os nove Vereadores e Vereadoras que compõe a atual legislatura da Câmara de Tangará estiveram reunidos em sessão ordinária nesta segunda-feira (21) no plenário do legislativo para tratar de assuntos de interesse do Município.
 
Inicialmente, o Presidente Valdacir Antonio Andres colocou em votação a ata da reunião anterior, sendo aprovada solicitou ao Secretário da Mesa Diretora, Vereador Roberto Rampon a leitura dos expedientes recebidos.
 
Expedientes:
 
Houve comunicados do Prefeito sobre sanções em leis de projetos aprovados na última sessão da Câmara.  Ainda a ALESC agradeceu Moção do Legislativo Tangaraense visando aprovação de legislação que regulamenta Equoterapia em Santa Catarina, efetivado via Lei 18.664, de 25 de julho 2023. Também convites para audiências públicas com temáticas relacionadas a situação dos produtores de leite em SC e fomento das escolas do Mar, além de Seminário sobre o tratado do MERCOSUL e a União Européia a realizar-se nas próximas semanas.
 
O Executivo Municipal por meio da Secretaria de Transportes, Obras e Urbanismo, via responsável pela pasta, Secretário Moacir José Balbinot, encaminhou ofícios respostas a Câmara de Tangará perante a algumas demandas apontadas pelos Vereadores em sessões anteriores:
 
– Sobre melhorias na estrada de Linha Alberti, nas proximidades da propriedade de Valderi Piccinin, relacionado a bueiro trancado. Informa da ciência do problema e que providências serão tomadas.
 
– Sobre melhorias no estabelecimento da Secretaria de Obras, também esta ciente do problema e providência serão tomadas na medida do possível;
 
– Sobre melhorias nas proximidades da SANTAPEL, também tem noção do problema e medidas serão tomadas pela Secretaria de Obras.
 
– Com relação a melhorias nas proximidades de Maurício Perazzoli, também esclarece que medidas serão tomadas para solucionar o problema.
 
O CRAS de Tangará ainda solicitou e os vereadores acolheram a cessão do plenário da Câmara para palestra com o tema: “ O papel do Homem no combate a violência contra a Mulher”  no dia 24 de agosto às 13h30 fazendo pare da campanha nacional do “Agosto Lilás”.
 
Palavra Livre:
 
O Presidente ao comunicar não haver pauta na Ordem do Dia anunciou o espaço da Palavra Livre visando as manifestações em plenário dos interessados.
 
O primeiro a se pronunciar foi o Vereador Andrey Alberti que pede que a CASAN analise na Rua Francisco Nardi, Bairro do Sóque, em frente a Secretaria de Obras um córrego de água que atravessa a via urbana. Comenta que solicitou ao Executivo, mas a justificativa é de que é competência da autarquia resolver a questão. Ainda parabenizou os envolvidos no “Mutirão da Castração” realizado no Município pela Prefeitura e a ONG Focinhos do Bem de Tangará. Antecipa que estará apresentando projeto de lei para disponibilidade de casinhas comunitárias para animais de rua. Iniciativa é semelhante ao que foi implantado em Videira, sendo que há consenso da população com este tipo de cuidado e, espera o apoio dos demais vereadores para aprovação do projeto, finalizou Andrei.
 
Na sequência o Vereador Waldir Misturini pede ao Executivo para que revise a tubulação em alguns pontos do Bairro Sóque, calçada, além de passarela para melhorar o transito de acesso as empresas ali instaladas. Ainda pede pela confecção de projeto de asfalto visando pavimentar até a ponte de São Francisco. O documento é necessário para que os vereadores busquem a destinação de recursos via emenda parlamentar.
 
A Vereadora Maria Miria Rambo da Silva enaltece a entrada em vigor de Lei Estadual que regulamenta a prática de equoterapia em Santa Catarina. Recorda que houve Moção de apoio da Câmara de Tangará para aprovação do tema na ALESC.  Aproveitou para reforçar ao Executivo o estudo  de viabilidade de parceria com   a Associação Um Novo Olhar (AUNO) de Pinheiro Preto, tendo em vista que a AMA de Campos Novos exige laudo comprovando autismo. Ainda pede relatório com a justificativa ou parecer jurídico com os motivos da inviabilidade de convênio com a AMA. Assim, como ofício endereçado a diretora da AMA de Campos Novos para saber quantos alunos de Tangará são atendidos? quantos profissionais necessários? quais recursos mantém a instituição? E, o valor mensal operacional? Avalia que as informações são fundamentais para tomada de decisões dos vereadores.
 
Roberto Rampon pede encaminhamento de ofício à Secretaria de Obras para que acrescente no cronograma de trabalhos da pasta melhorais com cascalhamento e troca de tubulação com maior diâmetro na Linha Leãozinho entre as propriedades de Delmir Centron e Leonardo  Coser.
 
Já o Vereador Márcio Meyer, a pedido de alguns pais, solicita esclarecimentos do Executivo em razão da quadra coberta nas proximidades da Rua Deonildo Rampon não estar disponível à população. Recorda que houve atos de vandalismo e após o cercamento permanece fechado o acesso aos interessados. Sugere que a Prefeitura contrate vigilantes ou câmeras de vigilância mas, que o ginásio possa ser utilizado.
 
Também pede a confecção de ofício ao Detrantag para colocação de placas de orientação da proibição do uso do Morro da Melita por veículos pesados. O pedido justifica-se em razão do pedido dos moradores, ainda tendo em vista que há apenas uma pequena placa de indicação e os aplicativos de trânsito acabam indicando aquele trecho. Marcio pede urgência para que não haja algum acidente grave.
 
O vereador também indagou o Executivo sobre a reforma no antigo CETA – Centro de Educação Tangaraense visto que a obra era para ser concluída em fevereiro e até o momento os alunos seguem em espaço provisório. Observa que esteve no local, mas não encontrou trabalhadores e/ou responsável pela empresa contratada para explicar a paralisação da obra.
 
Por fim, “convidou” à população para acompanhar às 19h em canal do youtube sessão de desagravo ao próprio vereador em razão de sua fala em plenário, no 1º semestre do ano, relacionado ao atendimento hospitalar no Município. Julga que a iniciativa busca apenas difamar seu nome, lamentando o fato de que “vereadores de Tangará não podem mais cobrar”. Recorda que recentemente houve nota de repúdio do funcionalismo ao vereador. Avalia que na próxima cobrança fará “com um buque de flores nas mãos”, porém esclarece que existem outras formas de calar o vereador Marcio, não com estas atitutes.
 
O presidente, na condição de vereador Valdacir Antonio Andres, enalteceu a presença no plenário da Câmara de Waldemar Arcari que já foi Secretário Municipal de Tangará e posteriormente no Município de Itapema. Comenta que é importante a discussão do convênio com a AMA de Campos Novos no legislativo, mas respeitando o trâmite do tema e  o prazo legal. Finaliza, avaliando que as manifestações dos vereadores são para o bem da população e fazer valer a função da Câmara, embora nem sempre o planejamento e a execução por parte do Executivo tenham esta harmonia.
 

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente na Marginal Sul em Videira deixa mulher ferida

Na manhã desta sexta-feira (14), um acidente na Marginal...

Selo Arte traz destaque para queijos de Salto Veloso

Selo Arte traz destaque para queijos de Salto Veloso,...

Educação inicia campanha sobre o direito de ir a escola

A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação...

Adami S/A promove ação ambiental com estudantes de Caçador

Quando o assunto é Meio Ambiente, a melhor forma...

Número de refugiados no Brasil cresce 117% em 2023

Número de refugiados no Brasil cresce 117% em 2023...

Mais Lidas da semana

Divisa entre Paraná e Santa Catarina é redefinida

Após uma série de estudos, técnicos da Diretoria de...

Morador de Videira que estava desaparecido é localizado

O jovem de 27 anos, morador de Videira, que...

Identificadas vítimas que morreram esmagadas por contêiner

Foram identificadas as duas vítimas fatais do acidente de...

Duas pessoas morrem após contêiner tombar em cima de carro

Um homem e uma mulher morreram em um acidente...

Carro de Caçador é atingido por carreta e fica prensado na BR-116

Um acidente de trânsito de grandes proporções mobilizou os...

Outros Tópicos Interessantes