Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Deflagrada operação de combate à violência contra a mulher

A iniciativa ocorre no mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás.

A partir desta segunda-feira, 21, as forças de Segurança de Santa Catarina realizarão a operação “Shamar” em combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio em Santa Catarina. A iniciativa ocorre no mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás.

A operação “Shamar”, cuja palavra em hebraico significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”, é uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Em Santa Catarina, a coordenação no Estado é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e a operacionalidade será feita pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica. Principalmente por meio das unidades e programas especializados em ações de proteção às mulheres vítimas de violência, como as Delegacias Especializadas, o Programa Polícia Civil Por Elas, a Rede Catarina de Proteção à Mulher e as Patrulhas Maria da Penha da Polícia Militar, entre outras. Nas últimas semanas, reuniões foram feitas para alinhar os trabalhos.

Publicidade

Entre as ações serão desencadeadas atividades de inteligência preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, visando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Isso inclui atendimentos às vítimas de violência, levantamento de mandados judiciais em abertos específicos de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher e cumprimento de mandados de prisão.

Além disso, serão trazidos para o âmbito da operação os procedimentos em andamento nas delegacias, instaurados procedimentos policiais e priorizados os exames periciais das vítimas de violências. Também, estão previstas visitas preventivas às mulheres com medidas protetivas deferidas pelo Poder Judiciário, haverá a fiscalização do cumprimento destas medidas por parte de agressores, realizadas palestras de sensibilização com homens agressores, palestras e campanhas educativas, campanhas de divulgação e sensibilização, entre outras ações.

Segundo ressalta o secretário de Estado da Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, a prevenção e a repressão à violência contra a mulher são prioridades da Segurança Pública no Estado.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, das forças de Segurança e demais órgão estaduais, tem empreendido diversas ações com vistas a diminuição dos índices de violência e buscando assegurar a devida proteção às mulheres vítimas de violência. Agora, nos engajamos nesta importante mobilização nacional fortalecendo ainda mais os trabalhos na área pelo Estado”, assinala o secretário.

Denúncias

Os trabalhos consistirão também na averiguação de denúncias oriundas por qualquer tipo de meio, especialmente do Disque Denúncia 181 e WhatsApp Denúncia (48-98844-0011) e Delegacia Virtual da Polícia Civil, bem como pelos

Fonte:
Fonte: Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corinthians domina e vence o Flamengo por 2 a 0 e conquista a Supercopa Rei

O Sport Club Corinthians Paulista escreveu mais um capítulo...

Tempo segue estável em Santa Catarina, mas temporais isolados podem ocorrer

A segunda-feira (02) começa com tempo estável em Santa...

Incêndio atinge residência no bairro São Cristóvão, em Videira, durante a madrugada

Um incêndio em uma residência mobilizou o Corpo de...

Domingo começa com tempo firme, mas há risco de temporais isolados

O domingo (01/02) inicia com predomínio de tempo estável...

Brasil gasta 1 trilhão de reais em juros com a dívida pública

O Brasil encerrou o ano de 2025 gastando 1...

Mais Lidas da semana

Adolescentes suspeitos de matar cão Orelha teriam tentado afogar outro cachorro em SC

Os adolescentes investigados por suspeita de matar o cão...

Gasolina chega a R$ 6,56 em SC e Caçador e Videira entram no levantamento

O preço médio da gasolina em Santa Catarina voltou...

Incêndio de grandes proporções destrói casa e barracões no interior de Videira

Um incêndio de grandes proporções mobilizou o Trem de...

Ciclone se aproxima e pode atingir SC ainda esta semana

O clima no Brasil passará por uma mudança significativa...

Polícia Civil prende investigado por tráfico e lavagem em Caçador

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil de...

Outros Tópicos Interessantes