Rádios RBV

Menu

Câmara de Vereadores de Tangará realiza sessão ordinária, a última antes do recesso parlamentar

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará

A sessão da Câmara de Tangará nesta segunda-feira (17) começou com a homenagem póstumo, na forma de 1 minuto de silêncio, pelos óbitos de Valdomiro Antunes Moreira, idealizador do Bairro Novo Horizonte e do Cabo da Polícia Milita r Joel Ernani Rosnowski, de 39 anos,lotado em Tangará que faleceram no final de semana.

Aprovada a ata da sessão anterior, o Presidente Valdacir Antonio Andres, solicitou ao Secretário da Mesa Diretora, Roberto Rampon, a leitura dos expedientes recebidos pelo Legislativo.

Expedientes:

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) enviou ofício circular alertando aos Vereadores para compatibilidade da legislação orçamentária ao Plano Estadual de Educação (PNE). A orientação busca assegurar orçamento necessário com as diretrizes, metas e estratégias do atual plano Estadual, na qual o ciclo decenal da política pública esta chegando ao final e, é oportuno que o planejamento privilegie ações ao final da execução do plano em vigor.

Houve ofício resposta do Comando da Polícia Militar Ambiental de Joaçaba colocando-se a disposição para palestra preventiva a partir do dia 15 de setembro, visto que a atividade faz parte do planejamento estratégico da corporação. Antes deste período não há condições devido ao volume de demandas e o quantitativo do efetivo da unidade militar.

O Executivo Municipal de Tangará comunicou sobre sanções de leis, após aprovação de projetos na última sessão.

Ainda esclarecimento sobre a entrada de energia elétrica da Escola Municipal Crescer e Aprender na qual é trifásica e quanto a instalação dos aparelhos de ar condicionado, a empresa terceirizada já efetuou levantamento de  material elétrico necessário, e tão logo finalize o processo licitatório os equipamentos serão instalados.

De autoria do Poder Executivo deu entrada na Câmara o Projeto de Lei (PL) nº 044, que autoriza efetuar cessão de uso de bens móveis, por 5 anos, no caso objetos pertencentes ao desativado Hospital Municipal Frei Rogério e Projeto de Lei (PL) nº 045, que dispõe sobre anulação e suplementação de dotação orçamentária visando custeio da Secretaria de Obras e do Fundo Municipal de Saúde.

Por parte do Legislativo de Tangará, a Mesa Diretora apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 46, que regula funções gratificadas na Câmara. Também o PLC nº 47, que altera o valor do vencimento do cargo de Agente de Serviços Gerais, Copa, Cozinha da Câmara, visando a equiparação salarial da mesma função do Poder Executivo.

Comissões:

Diante do exposto, o Presidente encaminhou o PL nº 043, PL nº 044, PL nº 045 e o PLC nº 046 e PLC  nº 047 para analise das comissões. Em razão da proximidade do recesso parlamentar, a sessão foi interrompida por 5 minutos para análise da Comissão de Constituição e Justiça do PLC nº 042 e nº 045. Os pareceres sobre as matérias foram favoráveis.

Ordem do Dia

O presidente colocou para apreciação dos Vereadores:

– 1ª discussão e votação do PLC nº 042, que altera a carga horária para o cargo de fonoaudiólogo. Aprovado por unanimidade.

– 1ª discussão e votação do PLC nº 045, que dispõe sobre anulação e suplementação de dotação orçamentária, visando custeio da Secretaria de Obras e do Fundo Municipal de Saúde. Aprovada por todos os Vereadores.

– 2ª discussão e votação do PL nº 039, que autoriza desafetar e alienar bem imóvel urbano do Município. Aprovado pelos Vereadores.

– 2ª discussão e votação do PLC nº 040, que que dispõe sobre a criação do cargo de Assessor de Secretário vinculado a Secretaria de Assistência Social e Habitação. Sendo aprovado por 7 votos e 1 (uma) abstenção, no caso do Vereador Andrey Alberti.

– 2ª discussão e votação do PLC nº 041, que promove a realocação dos servidores do Hospital Municipal Frei Rogério para atuarem em outros cargos quando houver interesse público, desde que respeitadas às condições e mantido o salário do cargo originário. Aprovado por todos os edis.

Palavra Livre

Aberta a Palavra Livre o Vereador Mauri da Costa solicitou ofício à Secretaria de Obras para que sejam realizados reparos na Linha Santa Rosa tendo como ponto de partida a propriedade de Natalício Rosseto até a entrada da Linha Zamboni em razão da precariedade da via com diversos buracos no trecho.

A vereadora Maria Miria Rambo pediu à Câmara que encaminhe ofício para a Secretaria de Obras visando serviço em Linha São Marcos na estrada de acesso a Serraria Rossato, próximo a propriedade de Walcir Berta  onde a água de uma sanga invade a estrada, sendo necessário desentupir ou trocar o bueiro. Segundo a vereadora o volume da água esta provocando estragos na via e na cabeceira do bueiro, além de reparos de pequeno porte são necessários ao longo do trecho.

Na condição de Vereador, Valdacir Antonio Andres, comentou que como pai e membro títular do conselho deliberativo da Escola de Educação Básica Mater Salvatoris acompanhou algumas apresentações relacionadas as matérias de  aprendizado referente ao 1º semestre deste ano mas, com destaque à comunidade escolar e a sociedade. Perante a Diretora Professora Geneci, a orientadora pedagógica Gislaine, além da Tati e a Carla  enalteci as mesmas pela ação denominada de “Mostra do Conhecimento”. Ele explicou que os alunos foram protagonistas em ilustras as pesquisas científicas de diversas áreas numa dinâmica de valorizar o ensino aprendizagem e despertar o interesse pela pesquisa de maneira prazerosa e promovendo seu desenvolvimento integral.

O evento aconteceu no último dia 11 de julho oportunizando também a integração da escola e a comunidade. Valdacir pode observar nas apresentações que assistiu a importância de um aprendiz interagir com o outro e compartilhar o conhecimento, citou como exemplo a criação da Filosofia, na qual inicialmente os filósofos foram incompreendidos pela sociedade mas, com o tempo esta concepção mudou.

Pede que o Poder Legislativo direcione ofício a direção, professores e alunos/aprendizes parabenizando pela iniciativa.

Em aparte, a  Vereadora Maria Miria manifestou sua alegria em ouvir a manifestação do vereador/presidente visto que a referida feira de apresentações iniciou há alguns anos durante período que ocupou a gerência de educação como supervisora de ensino na qual implantou este projeto nas escolas de Tangará, chamada de Feira da Ciência e da Tecnologia. Na época os trabalhos eram classificados para etapa estadual e os alunos contemplados com bolsas de estudos e viagens.

Valdacir julga que mesmo que se crie projeto, não faz sentido se não desenvolvidas em todas as escolas. Acredita que as benesses estão dentro da escola que desenvolvem e fazem valer.

Os vereadores entram em recesso parlamentar, sendo convocados para sessão extraordinária caso necessite neste período. A Câmara retorna com as reuniões ordinárias em 7 de agosto, informou por fim o presidente.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Lula e Hang têm até 120 dias para resolver disputa sobre faixas em avião

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) deu...

Pai e filhos são presos por promoverem trabalho análogo à escravidão

Em Içara, no Sul de Santa Catarina, um homem...

Fraiburgo recebe 11º Seminário Catarinense de Agroecologia

O 11º Seminário Catarinense de Agroecologia começa nesta sexta-feira,...

Polícia Civil encontra placas solares furtadas em barracão de Santa Cecília

Na quinta-feira (21), a Polícia Civil de Santa Cecília,...

WhatsApp libera transcrição de áudios em texto; saiba como usar

A partir desta quinta-feira (21), o WhatsApp começa a...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Master assume novo patamar de gestão com a jornada do ESG

A Master umas das empresas de alimentos que mais...

Outros Tópicos Interessantes