Rádios RBV

Começa a valer novo limite de juros do consignado do INSS

O limite de juros do consignado aiu de 1,91% para 1,84% ao mês. Medida foi aprovada pelo CNPS no início do mês

O limite de juros do consignado tem novo teto. Aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no início do mês, a taxa de juros de 1,84% ao mês para empréstimos consignados a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a valer nesta segunda-feira (23).

O limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,91% para 1,84% ao mês. No entanto, para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,83% para 2,73%.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, as mudanças acompanham a redução da Selic pelo Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central (BC), que reduziu a taxa básica de juros em 1 ponto percentual desde agosto, de 13,75% para 12,75%.

A definição foi feita após 14 votos a favor e 1 voto contrário às reduções, dado pelo representante do setor financeiro. O colegiado tem representantes do governo, dos trabalhadores, dos aposentados, bem como dos empregadores (comércio, indústria e setor financeiro).

O consignado é oferecido a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. Sendo assim, pelo fato de o valor ser descontado diretamente na folha de pagamento, trata-se de uma opção de empréstimo fácil e com juro baixo. Atualmente, 16.995.121 de aposentados e pensionistas têm algum empréstimo consignado ativo. Nesse sentido, o número equivale a quase metade do total de beneficiários do instituto.

Além disso, o Conselho também aprovou a unificação, pelas instituições financeiras, das obrigações na contratação do cartão consignado de benefício e do cartão de crédito consignado (passarão a oferecer os mesmos produtos) e na oferta mínima de auxílio-funeral e seguro de vida, além da entrega de cartão em meio físico e das apólices, em meio físico ou eletrônico.

VEJA TAMBÉM:

Receita abre nesta terça consulta a lote de restituição do IR

Redução

A nova taxa representa o terceiro recuo do limite neste ano. Em março, foi estabelecida uma mudança do limite para o empréstimo com desconto em folha de 2,14% para 1,97% ao mês, em um acordo entre o governo federal e os bancos.

Em agosto, a taxa caiu de 1,97% para 1,91%. Por outro lado, na modalidade de cartão de crédito, o índice máximo caiu de 2,89% para 2,83%. O governo justificou a queda com a taxa básica de juros, a Selic, que caiu 1 ponto percentual desde agosto, de 13,75% para 12,75%.

Por fim, para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban ), a redução da taxa de juros pode comprometer a estrutura de custos e diminuir a oferta de crédito. “Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS”, afirma.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
R7

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com instabilidades conforme a região

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Torcedor do Corinthians é condenado por jogar cabeça de porco em Dérbi

A Justiça de São Paulo condenou o torcedor Osni...

Inscrições para o Motorista Série A encerram na quarta-feira (20)

As inscrições para o Motorista Série A encerram na...

Feijoada beneficente arrecada fundos para o Hospital Maice

A Feijoada Beneficente, realizada com o objetivo de arrecadar...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com instabilidades conforme a região

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

GAECO investiga fraude em concurso público no Meio-Oeste de SC

Na manhã da última terça-feira, 12 de agosto de...

Corpo é encontrado no Rio do Peixe em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira localizou na...

Morre o ex-presidente da Fundação de Esportes de Caçador, Cláudio Granja

Morreu na manhã desta quarta-feira (13) o professor aposentado...

Outros Tópicos Interessantes