Livro “O Contestado para Crianças” é lançado em Caçador

Objetivo é incentivar cada vez mais os jovens a conhecerem esta grande história e o conflito ocorrido em Caçador e região

O livro “O Contestado para Crianças” é lançado em Caçador pelo artista Gerson Witte na noite de segunda (23) na Câmara de Vereadores. O evento contou ainda com exposição de peças sobre a Guerra do Contestado e seus contextos, assim como o lançamento de um desenho animado sobre o tema, tudo para ser disponibilizado nas escolas do município.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Gerson disse que estava há dois anos desenvolvendo o projeto e que sente-se feliz em poder lançar este material em Caçador, onde atuou por muito tempo antes de se transferir para Chapecó. A obra é totalmente gratuita e será distribuída nas instituições de ensino.

Publicidade

“É um pequeno livro de 20 páginas, totalmente ilustrado, para uma introdução à história do Contestado, tentando responder as principais perguntas sobre o assunto, e não somente para as crianças, mas também para todos que desejam saber mais. A exposição aqui na Câmara também serve para esta aproximação dos estudantes com a Guerra do Contestado e o desenho animado é um complemento de todo este projeto, auxiliando na parte educacional”, explica.

Veja também

Cultura dos povos indígenas é tema de exposição em Videira

Mais de 2 mil crianças atendidas na Multivacinação em Caçador

Nota Hidrometeorológica: última semana de outubro terá alto volume de chuva em SC

Para o prefeito Alencar Mendes, o projeto é importante pelo fato de alcançar as crianças e os jovens em formação, envolvendo literatura, exposição e desenho animado buscando fazer com que todos entendam que Caçador foi sim o palco de um conflito com consequências até os dias de hoje, e que se compreendermos o passado nos preparamos melhor para o futuro”.

Representando a Câmara de Vereadores, Leandro Sawchuk ressaltou que resgatar a história da Guerra do Contestado é honrar o passado de Caçador e região. “Muitas pessoas na época sofreram e lutaram em busca de melhorar suas condições de vida. E hoje não é diferente, pois continuamos lutando mas com outras ferramentas, seja através do nosso trabalho, do resgate a cultura, das políticas. E esta Semana do Contestado é o momento de celebrar tudo isso. E direcionar esta história para as crianças é de grande importância e ficará marcado na vida de cada um”. 

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Redação/PortalRBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Instrutor salta de avião em pleno voo e deixa aluna sozinha na cabine

Uma situação incomum e dramática marcou um voo de...

Restituição automática do IRPF começa hoje; saiba como consultar

A Receita Federal abre às 9h desta quarta-feira (08)...

Idoso fica gravemente ferido após colisão traseira entre carro e veículo artesanal

Um idoso de 72 anos ficou gravemente ferido após...

Videira está entre as 20 cidades de SC que mais geraram empregos em 2026

A Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Videira (ACIAV)...

Jovem fica ferido após capotamento na SC-355 entre Fraiburgo e Videira

Um jovem de 20 anos ficou ferido após sofrer...

Rompimento de cabos deixa parte do Centro de Caçador sem energia

Parte da região central de Caçador ficou sem energia...

Argentina consegue virada faraônica contra o Egito e avança às quartas da Copa do Mundo

A Argentina protagonizou uma das maiores reações da Copa...