Livro “O Contestado para Crianças” é lançado em Caçador

Objetivo é incentivar cada vez mais os jovens a conhecerem esta grande história e o conflito ocorrido em Caçador e região

O livro “O Contestado para Crianças” é lançado em Caçador pelo artista Gerson Witte na noite de segunda (23) na Câmara de Vereadores. O evento contou ainda com exposição de peças sobre a Guerra do Contestado e seus contextos, assim como o lançamento de um desenho animado sobre o tema, tudo para ser disponibilizado nas escolas do município.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Gerson disse que estava há dois anos desenvolvendo o projeto e que sente-se feliz em poder lançar este material em Caçador, onde atuou por muito tempo antes de se transferir para Chapecó. A obra é totalmente gratuita e será distribuída nas instituições de ensino.

Publicidade

“É um pequeno livro de 20 páginas, totalmente ilustrado, para uma introdução à história do Contestado, tentando responder as principais perguntas sobre o assunto, e não somente para as crianças, mas também para todos que desejam saber mais. A exposição aqui na Câmara também serve para esta aproximação dos estudantes com a Guerra do Contestado e o desenho animado é um complemento de todo este projeto, auxiliando na parte educacional”, explica.

Veja também

Cultura dos povos indígenas é tema de exposição em Videira

Mais de 2 mil crianças atendidas na Multivacinação em Caçador

Nota Hidrometeorológica: última semana de outubro terá alto volume de chuva em SC

Para o prefeito Alencar Mendes, o projeto é importante pelo fato de alcançar as crianças e os jovens em formação, envolvendo literatura, exposição e desenho animado buscando fazer com que todos entendam que Caçador foi sim o palco de um conflito com consequências até os dias de hoje, e que se compreendermos o passado nos preparamos melhor para o futuro”.

Representando a Câmara de Vereadores, Leandro Sawchuk ressaltou que resgatar a história da Guerra do Contestado é honrar o passado de Caçador e região. “Muitas pessoas na época sofreram e lutaram em busca de melhorar suas condições de vida. E hoje não é diferente, pois continuamos lutando mas com outras ferramentas, seja através do nosso trabalho, do resgate a cultura, das políticas. E esta Semana do Contestado é o momento de celebrar tudo isso. E direcionar esta história para as crianças é de grande importância e ficará marcado na vida de cada um”. 

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Redação/PortalRBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Santa Catarina com tempo instável nesta terça-feira

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina...

Pecuária de corte será tema de seminário durante a Expo30 em Arroio Trinta

Produtores rurais, técnicos, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio...

8 detalhes que o microempreendedor não pode se esquecer em vendas e negociações

Vender bem não depende apenas de carisma, improviso ou...

Hospital Salvatoriano apresenta projeto de ampliação durante reunião em Arroio Trinta

A direção do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, de Videira,...

Instagram Plus chega ao Brasil com assinatura de R$ 10 e recursos exclusivos para usuários

O Instagram passou a oferecer uma nova modalidade de...

Videira Notícias – 08/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=khoc6dLhZ1c

Karatê de Videira conquista quatro medalhas na etapa do Campeonato Catarinense

A equipe da Associação Videirense de Karatê (AVK) voltou...

PRF registra seis mortes e mais de 130 acidentes durante Operação Corpus Christi em SC

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta segunda-feira (8)...