Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), foi elevado a cardeal pelo Papa Francisco no último domingo (06). Ele é o único brasileiro entre os 21 novos cardeais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Atualmente, Dom Jaime participa da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma e compartilhou suas impressões sobre a nomeação durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (08).
O religioso, natural de Gaspar, em Santa Catarina, expressou surpresa com a indicação. “De repente, o WhatsApp começou a disparar […] Realmente, eu não esperava essa indicação nesse momento”, revelou.
A cerimônia de nomeação, conhecida como consistório, acontecerá no dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Veja também
Homem em cadeira de rodas é flagrado podando veículos em rodovia de SC
Igreja Matriz de Videira passa por restauração da pintura externa
Dom Jaime também expressou sua gratidão ao Papa Francisco:
“Algo que eu prometi para mim mesmo no dia em que fiz profissão na Ordem Franciscana: jamais dizer não àquilo que a Igreja me solicitasse. E ao longo desses anos todos, eu tenho mantido a promessa”, disse o futuro cardeal.
Vida religiosa
Aos 64 anos, Dom Jaime ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982 e possui formação em filosofia e teologia, tendo estudado tanto no Brasil quanto em Jerusalém.
Dom Jaime foi ordenado padre em 1990 e, após completar seu doutorado em filosofia, assumiu a arquidiocese de Porto Alegre em setembro de 2013.
Ele foi nomeado bispo auxiliar em 2010 pelo Papa Bento XVI e eleito vice-presidente da CNBB em 2019. Em abril de 2023, tornou-se presidente da CNBB.
Em maio de 2022, Dom Jaime participou de uma audiência com o Papa Francisco, onde teve um diálogo aberto e descontraído.
O encontro, adiado devido à pandemia de Covid-19, foi uma oportunidade para os bispos informarem o pontífice sobre as atividades em suas dioceses.
Portal RBV nas redes sociais