Encontro em Videira discutiu sucessão familiar entre jovens rurais, nesta terça-feira (09), no Centro de Treinamentos da Epagri. O evento incluiu palestras da Escola de Pais do Brasil sobre “Os Pais e a Maturidade” e depoimentos de sucessores.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O gerente da Epagri em Videira, Thiago Leite, enfatizou a importância da sucessão familiar na agricultura. Ele destacou a necessidade de adaptação dos pais e dos filhos nesse processo, ressaltando a palestra sobre a maturidade dos filhos como essencial para uma sucessão eficaz.
Já a extensionista da Epagri em São Miguel do Oeste, Simone Bianchini, trouxe experiências do Oeste para enriquecer o debate sobre a sucessão familiar no Meio-Oeste. A troca de experiências entre regiões visa fortalecer a cultura e a produção agrícola na área.
Veja também
Epagri faz palestra técnica sobre pastagens na produção de leite
Agricultor colhe batata-doce com quase 10 kg
Marcelo de Bortoli, de Salto Veloso, compartilhou seu testemunho de sucesso na sucessão familiar durante o evento. Ele enfatizou a importância de uma sucessão gradual e do apoio dos pais aos jovens na propriedade, apontando desafios como a falta de mão de obra e a dificuldade de acesso a novas tecnologias.
A Associação Escola de Pais de Videira, também esteve presente no evento e destacou a relevância da instituição para fortalecer os laços familiares e a convivência. Ela ressaltou a necessidade de compreensão mútua entre pais e filhos, essencial para garantir a continuidade das propriedades rurais e o sucesso no processo.