Rádios RBV

Menu

2ª edição do RBVerde acontece neste sábado (3)

O RBVerde, ação ambiental promovida pela RBV Rádios com várias empresas e entidades parceiras será realizado no dia 3 de junho. O evento acontece em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiental, comemorado no dia 5 de junho. A segunda edição do RBVerde acontecerá simultaneamente em cinco cidades onde a RBV Rádios possui emissoras: Caçador, Canoinhas, Capinzal, Tangará e Videira. A primeira edição, realizada em 2022, superou todas as expectativas.

Para realizar esta importante ação, muitas entidades e empresas estão engajadas no desenvolvimento do evento. Cada emissora da RBV está mobilizando parceiros e definindo a programação. Apesar de locais diferentes, o objetivo é um só: promover o conhecimento e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, o respeito com a natureza, a sustentabilidade e a preservação da fauna e flora.

A VT Engenharia será patrocinadora master do evento pelo segundo ano. Além disso, neste ano ganha o reforço com o patrocínio master da Unoesc. O RBVerde também conta com patrocinadores locais, a exemplo de Videira que contará com o Crematório São Judas Tadeu. Caçador terá como patrocinadores a Juliana Florestal, Uniarp e Meio Oeste Ambiental.

- Publicidade -

Em Tangará, a Sopasta e a Tecnosolar serão patrocinadores locais do evento. Em Capinzal, a Moraes Soldas e Guindastes e a Fast Tecnologia Industrial patrocinarão o RBVerde. Além dos patrocinadores, muitos outros apoiadores que participarão no dia 03 de junho serão parceiros fundamentais para a realização do evento.

Ricardo Testolin, gerente de meio ambiente da VT Engenharia, empresa de Videira que é especialista nos serviços de gerenciamento de resíduos sólidos, atuando na coleta, tratamento e destinação final dos resíduos, comenta que o RBVerde tem grande importância para a conscientização sobre a preservação ambiental, pois une a força de várias iniciativas.

 

A Unoesc, assim como a VT Engenharia, será patrocinadora master do RBVerde. A universidade desenvolve diversas iniciativas pela preservação do meio ambiente. Acompanhe na reportagem.

 

Apesar de acontecer em locais diferentes, o objetivo do RBVerde foi um só: promover conhecimento e a conscientização ambiental. Atividades como a destinação correta do lixo, coleta de lixo eletrônico, coleta de óleo de cozinha, mutirões de limpeza, distribuição de mudas, apresentação de projetos ambientais, reciclagem, uso consciente de água, sustentabilidade e preservação, buscaram estimular boas atitudes, impactando positivamente em todas as regiões em que a RBV Rádios está presente.

E o mais importante: a consciência ambiental de que cada um de nós pode colocar em prática, através de pequenas ou grandes atitudes, cuidando do meio ambiente e preservando os recursos naturais. Através da iniciativa da RBV Rádios, com o protagonismo de suas emissoras em Caçador, Canoinhas, Capinzal, Tangará e Videira, que puxaram esse movimento com o engajamento pra valer de entidades, empresas e a comunidade em geral, o evento superou todas as expectativas.

O descarte de pneus no meio ambiente é um grande problema ambiental especialmente por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas. Além disso, quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera. Um dos serviços do RBVerde em Videira será o recolhimento de pneus velhos.

 

RBVerde no Largo da Estação, em Videira. das 09h00 às 13h00:

 

O QUE SERÁ COLETADO PARA DESCARTE OU DESTINAÇÃO ADEQUADA:

– Óleo de cozinha usado;

– Lixo eletrônico;

– Pneus velhos;

– Tampinhas plásticas e plástico duro;

– Armações de óculos usadas;

– Recolhimento de garrafas de vidro de suco de uva, vinho;

– Esponjas de louça;

– Medicamentos vencidos, sobras e blisters;

– Roupas; brinquedos e livros infantis;

– Lacres de latinhas de alumínio.

 

PARCEIROS

VT Engenharia, UNOESC, Crematório São Judas Tadeu, CDL Videira, Nenecar, Laboratório Amigovida, Editora Êxito,  AL2 Engenharia e Consultoria, Celesc, Rohregger Empreendimentos, Lions Clube Amigos do Servir, Lions Clube Videira Centro, Prefeitura de Videira, Horto Municipal, Epagri, Cidasc, APAE, Visan, Coordenadoria Regional de Educação, Voluntários BRF, Grupo Escoteiro Sentinelas do Rio do Peixe, SENAC, SENAI, SEST/SENAT, Farmagnus Geremias, Laborali Análises Clínicas, Unifique, ORTRAVI, Neocom Comunicação Estratégica, Videplast, Bicho do Mato Ecoturismo, LEO Clube Ômega Videira.

 

ATIVIDADES

VT Engenharia – Presente com a camionete da Coleta Seletiva SE-PA-RA para recebimento de recicláveis e divulgação sobre a importância da separação e acondicionamento correto dos resíduos. Suporte na realização do evento, lixeiras de papelão para todas as cidades.

UNOESC – Receitas de reaproveitamento de frutas, bolo assado na hora, recolhimento de medicamentos vencidos, Informações sobre a Bacia do Rio do Peixe. (ENERGIA)

Crematório São Judas Tadeu – Distribuição de sementes de girassol com nosso tema de cultivar boas lembranças, informações e conscientização sobre planos de assistência e cremação, através da campanha “podemos conversar”.

CDL Videira – Projeto Recicla CDL com recolhimento de lixo eletrônico.

Projeto Hábito Legal – Coleta de óleo de cozinha usado. (Amigovida Laboratório, Editora Êxito,  AL2 Engenharia e Consultoria, Celesc, Construtora Holliger) (ENERGIA)

Celesc – Explicação sobre consumo consciente, sobre os medidores de energia e sobre a fatura de energia.

Horto Municipal – Distribuição de mudas nativas, flores e frutíferas. calendário coleta de galhos.

Epagri – Como fazer uma composteira doméstica e cultivo de produtos orgânicos, projeto cores da terra. Recolhimento de garrafas de vidro de suco de uva e vinho. (ENERGIA)

Cidasc – Orientação baseada no conceito de saúde única (visão integrada entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental). Principais zoonoses, inspeção de alimentos de origem animal, programa alimento seguro, programa estadual de monitoramento de resíduos de agrotóxicos. (ENERGIA)

Nenecar – Recolhimento de pneus inservíveis.

Lions Amigos do Servir – Coleta de tampinhas plásticas, plástico duro e lacres de latinhas de alumínio.

Lions Centro – Recolhimento de armações de óculos usados e teste de visão (ENERGIA).

LEO Clube Ômega Videira – Ação fazer uma conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico e os malefícios de descartar de forma incorreta.

APAE – Artesanato com recicláveis, horta e jardinagem, confecção de estopas com retalhos de tecido, cestas de jornal e panfletos. (ENERGIA).

Visan – Processo do tratamento da água, mini estação de tratamento e distribuição de copos de água. (ENERGIA).

Amigovida Análises Ambientais – Química da felicidade, a importância do contato com a natureza para a saúde mental.

Regional de Educação – Educação ambiental com apresentação de projetos voltados ao meio ambiente realizados por escolas da região.

Grupo Escoteiro Sentinelas do Rio do Peixe – Limpeza do entorno do Parque Rio do Peixe e das margens do Rio do Peixe.

Voluntários BRF – Pedágio mobilizando as pessoas sobre o descarte do lixo durante as viagens e deslocamentos com entrega de lixocar reforçando os cuidados com o meio ambiente.

Senac – Recolhimento de roupas, brinquedos e livros infantis. Descarte correto de chapas de raio X. (ENERGIA).

Senai – Casa com iluminação eficiente, reciclagem de óleo de cozinha através da produção de sabão, embalagens biodegradáveis. (ENERGIA).

Sest/Senat – Van com instrutor para falar sobre gestão de resíduos, gestão de pneus e condução econômica. (ENERGIA)

Vigilância Epidemiológica Municipal – Orientações sobre a dengue.

Farmagnus Geremias – Recolhimento de medicamentos vencidos, sobras de medicamentos e blisters.

Laborali – Coleta de tampinhas de pet e esponjas de louça.

Unifique – Wi-fi gratuito durante o evento. (ENERGIA)

Neocom Comunicação Estratégica – Apoio na divulgação do evento.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videira promove oficina gratuita de contação de histórias

Videira promove oficina gratuita de contação de histórias, projeto...

ACIC promove palestra sobre a sucessão familiar em empresas

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) promove dia 19...

15º BPM comemora aniversário de 17 anos com condecorações

O 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comemorou mais...

PIS/Pasep é pago a partir desta segunda-feira (17)

PIS/Pasep é pago a partir desta segunda-feira (17) para...

Rosecler D’agostini Faoro assume o Rotary Club Caçador Sul Contestado

No sábado, 15 de junho,  o Rotary Club Caçador...

Mais Lidas da semana

Identificadas vítimas que morreram esmagadas por contêiner

Foram identificadas as duas vítimas fatais do acidente de...

Divisa entre Paraná e Santa Catarina é redefinida

Após uma série de estudos, técnicos da Diretoria de...

Carro de Caçador é atingido por carreta e fica prensado na BR-116

Um acidente de trânsito de grandes proporções mobilizou os...

Motorista fica ferido após colidir em muro

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado...

Pessoas ficam feridas após engavetamento em trevo de Videira

Um engavetamento envolvento três veículos deixou pessoas feridas na...

Outros Tópicos Interessantes