As altas temperaturas registradas no Brasil em janeiro resultaram em um aumento de 2,2% no consumo de energia elétrica, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O setor de saneamento básico foi o mais impactado, com um aumento de 56% na demanda. Isso se deve ao uso intensificado de ar-condicionado e ventiladores, além da maior utilização de água devido ao calor.
O aumento da demanda também foi impulsionado por outros setores, como serviços.
No Sul
No Sul do Brasil, o consumo de energia cresceu 8,2% em relação ao ano anterior.
O Rio Grande do Sul foi o estado com maior aumento, registrando 17% a mais.
Santa Catarina teve um aumento de 7%, enquanto o Paraná apresentou um crescimento de 1%.
Veja também
Escolha de vagas no concurso de educação de SC começa hoje
Abono Salarial começa a ser pago a 2 milhões de trabalhadores
A CCEE destacou que o aumento mais expressivo no consumo de energia ocorreu a partir da segunda quinzena de janeiro, quando as temperaturas atingiram níveis mais elevados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) confirmou a presença de uma onda de calor entre os dias 17 e 23 de janeiro no Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com o INMET, uma nova onda de calor deve ocorrer a partir de segunda-feira (17), afetando estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia.
Nossas Redes Sociais