Rádios RBV

Incidência da cigarrinha-do-milho cresce em Santa Catarina

A migração do inseto de lavouras antigas para as novas pode comprometer a produção

Fonte:
ACOM | Epagri

A média estadual da incidência da cigarrinha-do-milho tem aumentado semanalmente no Estado de Santa Catarina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Como o produtor está iniciando o segundo plantio, a cigarrinha costuma migrar de plantios antigos, que já estão sendo colhidos, para as plantas novas, concentrando as populações nas áreas de safrinha e aumentando a proliferação do inseto”, alerta Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, pesquisadora da Epagri responsável pelo monitoramento.

Embora a ausência ou a baixa detecção do inseto com o espiroplasma seja observada, o fitoplasma tem surgido com mais frequência nas lavouras do Estado.

Por isso, o produtor que planeja o milho safrinha deve estar atento ao manejo inicial da lavoura para impedir que insetos infectados migrem de plantios mais velhos e transmitam os patógenos nas fases iniciais do milho de segunda safra.

“Percebemos que, se realizado o manejo, há inclusive uma diminuição de insetos infectados”, comenta a pesquisadora.

Veja também

Santa Catarina registra seis mortes por afogamento no final de semana

Tarifas de 25% sobre aço e alumínio pelos EUA impactam o comércio de SC

Ela salienta a importância de que todos os produtores de uma região realizem o controle químico da lavoura recém-semeada até V8 – V10, pois esses estágios são críticos em caso de transmissão.

“Os sintomas dos enfezamentos são silenciosos e só serão observados e quantificados durante a fase de desenvolvimento da lavoura”, diz Maria Cristina.

A pesquisadora destaca ainda que os produtores devem ficar atentos aos boletins produzidos pelo programa Monitora Milho SC.

“É necessário observar a mudança de cores de cada local. Cada cor significa uma faixa de incidência diferente. Vemos que vários locais estão em vermelho, ou até mesmo em preto. Isso significa que existem lugares com mais de 31 cigarrinhas encontradas por semana. Outros apontam que mais de 120 cigarrinhas foram detectadas nas armadilhas”.

O ataque de cigarrinhas infectadas com os patógenos dos enfezamentos pode comprometer substancialmente a produção de lavouras de milho. Para acompanhar a situação, foi criado no começo de 2021 o programa Monitora Milho SC.

É uma iniciativa do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados, composto pela Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videirense lidera estudo mais citado de 2024 sobre biotecnologia vegetal

O pesquisador brasileiro Dr. Jean Carlos Bettoni, natural de...

Vaticano instala chaminé que anuncia escolha do novo papa 

O Vaticano instalou, nesta sexta-feira (2), a chaminé que...

Reunião de Macron gera desconforto em conclave, diz jornal

Em meio aos preparativos para o conclave que escolherá...

Depois de 16 anos,  Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo muda de lugar em 2025

Ponto tradicional no calendário de festas no fim de...

Comércio de Caçador tem horário ampliado nos próximos sábados

A CDL Caçador realiza dois sábados especiais de atendimento...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Tempo permanecerá firme em Santa Catarina

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Filha de ex-prefeito de Pinheiro Preto morre em acidente na BR-101

Na madrugada deste sábado (26), por volta das 4h,...

Brasil troca azul por vermelho em novo uniforme da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Futebol está prestes a quebrar...

Bolsonaro tem melhoras no fígado e inicia dieta líquida, diz hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou nesta segunda-feira (28)...

Quem era “Salário”, vítima do acidente fatal na ponte de Rio das Antas

Na manhã de segunda-feira, 28 de abril de 2025,...

Outros Tópicos Interessantes