O Centro de Inovação de Videira, localizado às margens da rodovia, vive uma nova fase com a criação do Átrio. O espaço funciona como um escritório de gestão e captação de recursos, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups locais. A proposta é fortalecer o ecossistema de inovação e levar o nome de Videira para além de Santa Catarina, alcançando outras regiões do país.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A gestora do Centro de Inovação, Anna Paula Scalsavara, explica que o Átrio chega para consolidar uma trajetória de crescimento.
“O Centro de Inovação Videira, ele veio numa crescente há todos esses anos. E agora realmente o Átrio, que é o escritório de gestão de projetos do Centro de Inovação, vem para firmar esse compromisso com toda a comunidade de Videira e região.”, afirma.
O Centro de Inovação de Videira atende a toda região, focando principalmente nos sete municípios da região da AMARP (Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe).
Veja também
Pix ganha botão de contestação para casos de golpe e fraude
Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara
Com uma equipe capacitada, o Átrio atua de forma estratégica na orientação de empresas, instituições e administrações municipais quanto à captação de recursos reembolsáveis e não reembolsáveis voltados à inovação.
“A gente agora tem um time preparado para poder estar mais próximo das empresas, das instituições, dos municípios, auxiliando em todo esse processo”, acrescenta Anna Paula.
O foco é facilitar o acesso a editais e mostrar aos empreendedores que há caminhos viáveis para investir em inovação.
Auxílio a empreendedores e startups
Uma das startups incubadas no Centro é a Flash Reader, liderada por Angela Zatta. Ela destaca o papel fundamental dos incentivos fiscais no fortalecimento da inovação local.
“É muito importante porque a gente vem de um caminho em que as nossas empresas pensam a inovação de uma forma um pouco tradicional demais”, comenta.
Criada em Videira, a startup já atende estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul, promovendo ações que integram cultura, leitura e tecnologia. Ângela enfatiza a importância de inspirar os jovens.
“É muito importante a gente mostrar para esses jovens que ler é legal, que estudar é divertido, que eles podem ver a leitura como uma forma de relaxar”.