Ministério Público avalia legalidade de multa a usuários de drogas em SC

A investigação foi motivada por denúncia da vereadora Carla Ayres (PT), de Florianópolis, que questiona se a norma respeita decisões do STF

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um procedimento para avaliar a constitucionalidade da Lei Estadual 18.987/2024, que estabelece multa administrativa para usuários de drogas flagrados em espaços públicos no estado. A apuração surgiu a partir de denúncia apresentada pela vereadora Carla Ayres (PT), de Florianópolis.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a parlamentar, por meio de publicação em suas redes sociais, o MPSC acolheu a representação e iniciou a investigação para verificar se a norma respeita os limites da Constituição.

Publicidade

“Além da análise preliminar, o Ministério Público também vai avaliar a possibilidade de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça de Santa Catarina”, disse.

A lei questionada foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Jorginho Mello.

O texto prevê a aplicação de multa a usuários flagrados consumindo drogas ilícitas em locais públicos, destinando os valores arrecadados para programas de prevenção e combate ao uso de entorpecentes.

Denúncia

Na denúncia, Carla Ayres argumenta que a legislação estadual contraria decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), que descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal dentro de parâmetros definidos.

Para a vereadora, Santa Catarina estaria adotando medidas punitivas em desacordo com o entendimento do STF.

O procedimento do Ministério Público não tem prazo definido para conclusão.

Caso seja constatada alguma irregularidade quanto à constitucionalidade, o órgão poderá ingressar com ação judicial para suspender ou anular a lei junto ao Judiciário catarinense.

A discussão reacende o debate sobre políticas públicas de combate às drogas, penalização de usuários e respeito às decisões do STF, especialmente sobre a descriminalização do porte para uso pessoal.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Jornal Razão

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Falta de testes rápidos para Covid-19 e Influenza afeta atendimento em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira informou neste...

Duas pessoas morrem após grave colisão frontal no Oeste

Uma grave colisão frontal entre um automóvel VW Gol...

Chegou a hora! Brasil estreia na Copa de 2026 contra o Marrocos

A Seleção Brasileira inicia neste sábado (13) sua trajetória...

PMRv apreende medicamentos, eletrônicos e cosméticos ilegais durante abordagem

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu uma grande carga...

CDL Caçador debate com prefeito assuntos de interesse do comércio local

Uma comissão da CDL Caçador, formada pela presidente Leila...

Acic promove treinamento de IA para profissionais de RH

O Núcleo de Recursos Humanos da Associação Empresarial de...