Lotes de café vendidos em SC são recolhidos por impurezas e irregularidades

Os lotes reprovados incluem as marcas Terra da Gente, Jalapão, Made in Brazil e Q-Delícia

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta segunda-feira (22) o recolhimento de 23 lotes de café de quatro marcas, considerados impróprios para consumo. As marcas afetadas são Terra da Gente, Jalapão, Made in Brazil e Q-Delícia, e o processo de fiscalização teve como objetivo proteger a saúde dos consumidores e garantir a qualidade do produto disponível no mercado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o Mapa, a desclassificação dos produtos ocorreu após análises laboratoriais detectarem impurezas e matérias estranhas acima do limite permitido, estabelecido em 1% pela legislação sanitária vigente.

Publicidade

Entre as matérias estranhas no café, estão

  • pedras,
  • areia,
  • grãos ou
  • sementes de outras espécies vegetais, como ervas daninhas.

Já as impurezas incluem galhos, folhas e cascas.

Os consumidores que adquiriram os lotes devem interromper imediatamente o consumo e procurar o local de compra para solicitar substituição ou ressarcimento, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

O Mapa também orienta que, caso os produtos ainda estejam à venda, as ocorrências sejam registradas na plataforma Fala.BR, informando o estabelecimento e o endereço onde a compra foi realizada.

Em Santa Catarina, 14 lotes da marca Terra da Gente foram recolhidos de supermercados e atacadistas, abrangendo as versões Tradicional e Extra Forte.

Os produtos foram retirados de redes como Super Atacadista Angeloni & Cia, Komprao Koch Atacadista, Supermercados Vargas e TAF Distribuidora de Alimentos e Bebidas. Segundo o Mapa, aproximadamente 6 mil litros de café torrado foram inspecionados durante a operação.

Além de Santa Catarina, lotes da marca Terra da Gente também foram recolhidos no Rio Grande do Sul, enquanto outras três marcas apresentaram irregularidades em Tocantins, Mato Grosso e Ceará.

Segundo a Anvisa, a Resolução RDC nº 623/2022 permite a presença de até 60 fragmentos de insetos em 25 gramas de café; ultrapassar esse limite torna o produto irregular e sujeito a recolhimento.

O Grupo Koch informou que os produtos recolhidos não estão mais à venda, enquanto a rede Angeloni não se manifestou sobre o caso. As demais redes de supermercado não responderam até o fechamento da reportagem.

O Mapa reforça que a medida visa garantir a pureza do café e a segurança do consumidor, protegendo a população de riscos à saúde.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total/G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Paróquia de Videira lança campanha para confeccionar manto da Imaculada Conceição

Comunidade católica recolhe peças de roupas usadas até 15 de outubro para transformar memórias afetivas em uma veste para a padroeira.

Inquérito apura possível corte ilegal de araucárias ameaçadas de extinção em SC

Ministério Público de Santa Catarina apura a retirada de 41 árvores da espécie em Papanduva.

Diferente dos outros anos, e-Título poderá ser baixado e ativado no dia da votação

Eleitores precisam baixar e ativar o aplicativo do e-Titulo antes do prazo limite para evitar restricoes no dia do pleito em 2026.

Desmoronamento interdita rua no centro de Caçador

Um desmoronamento de terra provocou a interdição da rua...

Câmara Municipal de Videira vota sete projetos e homenagens nesta terça-feira

A pauta da sessão ordinária reúne propostas orçamentárias, homenagens a atletas e novas diretrizes para o município.

Ibiam avança na construção de sua identidade turística e cultural

Município realiza encontros para definir roteiro turístico e valorizar tradições locais.

Família procura homem que trabalhava na colheita da maçã

A família de Vaguiner Cesar Cardoso, conhecido pelo apelido...