Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Canil dos Bombeiros Voluntários de Caçador se despede da cadela Luna

Animal falece em 2026 e encerra ciclo histórico de cães de busca e salvamento da corporação

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Caçador vive um momento de profunda tristeza com a perda da cadela Luna, integrante histórica do Canil de Busca e Salvamento. A informação foi confirmada pelo comandante do Canil, bombeiro voluntário Mandelli.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Luna era uma fêmea da raça Labrador e chegou à corporação em 2011, ainda filhote, por meio de uma doação realizada por um membro da Polícia Científica. Ela atuou de forma ativa entre os anos de 2011 e 2018, sendo treinada e conduzida durante todo esse período pelo bombeiro voluntário Luiz Felipe.

Publicidade

Segundo Mandelli, Luna fez parte da primeira guarnição de cães de busca e salvamento dos Bombeiros Voluntários de Caçador, formada inicialmente por quatro cães. Além de Luna, integravam o grupo a cadela Dara, da raça pastor alemão; Kate, uma labradora preta conduzida pelo próprio Mandelli, que faleceu em 2024; e Bob, que morreu no final de 2025. Com a partida de Luna, em 2026, encerra-se o ciclo dessa primeira geração de cães operacionais.

Durante anos de atuação, os cães participaram de inúmeras ocorrências em Caçador, na região e até em outros municípios. Eles eram especializados no método “caçar”, no qual o cão trabalha solto, sendo treinados tanto para localizar vítimas vivas — como pessoas desaparecidas em áreas de mata, perímetros urbanos ou com doenças como Alzheimer — quanto para a busca de restos mortais e cadáveres.

Mandelli destacou que, ao longo desse período, os cães auxiliaram na localização de inúmeras pessoas, permitindo que famílias reencontrassem entes queridos, tanto em situações de resgate quanto em casos de óbito, além de atuarem em áreas de crime envolvendo vítimas enterradas ou desovadas.

O comandante ressaltou ainda o forte vínculo criado entre os cães e seus condutores, conhecido como binômio homem-cão. “Eles convivem conosco diariamente, moram em nossas casas, treinam e atendem ocorrências juntos. Esse vínculo é muito grande”, explicou.

Após a aposentadoria, Luna passou a viver sob os cuidados do senhor Mário, pai do bombeiro Luiz Felipe, recebendo atenção e cuidados durante seus anos de descanso. Conforme explicou Mandelli, os cães costumam trabalhar de sete a nove anos, período que equivale, para eles, a várias décadas da vida humana, tornando essencial a aposentadoria para descanso.

A despedida de Luna representa não apenas a perda de uma cadela, mas o encerramento de um capítulo marcante da história do Canil dos Bombeiros Voluntários de Caçador, marcado por dedicação, serviço e gratidão.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Rita Martini

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente entre carro e motocicleta deixa duas pessoas feridas em Videira

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste...

Operação policial apreende crack, dinheiro e celulares em Lebon Régis

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia...

Semana começa com sol, calor e possibilidade de temporais em Santa Catarina

A previsão do tempo indica condições variadas ao longo...

Discussão vira luta e termina em morte dentro de casa em Caçador

Um homem morreu após ser atingido por golpes de...

Idade para tirar CNH pode cair de 18 para 16 anos; entenda

A Câmara dos Deputados deve iniciar um novo debate...

Mais Lidas da semana

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Advogada é presa ao tentar entrar em presídio com eletrônicos escondidos em creme hidratante

Uma advogada foi surpreendida na tarde de segunda-feira, dia...

Mutirão de castrações atende animais em Caçador nesta semana

O Centro de Bem-Estar Animal de Caçador realiza nesta...

Master paga valor correspondente a 3 salários médios a 2,1 mil colaboradores

A Master, referência nacional na produção de alimentos à...

Professora caçadorense precisa de R$ 75 mil para cirurgia

A professora caçadorense Ketlin Souza, de 26 anos, vive...

Outros Tópicos Interessantes