Vereador reclama das estradas do interior e impactos no transporte escolar

Lilo afirma que falta de manutenção prejudica alunos, aumenta tempo de deslocamento e gera risco de acidentes

Durante sessões ordinárias realizadas nesta semana na Câmara Municipal, o vereador Alcedir Ferlin (Lilo – MDB) demonstrou preocupação com as condições das estradas do interior de Caçador e os impactos no transporte escolar. Segundo ele, a falta de manutenção adequada tem prejudicado tanto os estudantes quanto os moradores e empresas que dependem das vias rurais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o vereador, o município realiza diariamente o transporte de cerca de 1.700 alunos, percorrendo aproximadamente 2.700 quilômetros de estradas rurais. O serviço é realizado por empresas terceirizadas, com um custo mensal em torno de R$ 122 mil. Para Lilo, embora a Secretaria de Educação esteja cumprindo seu papel ao garantir o transporte, a situação das estradas compromete a qualidade do serviço.

Publicidade

“O problema está na falta de condições das estradas. Muitas não oferecem qualidade para o tráfego, o que prejudica o transporte escolar e também o deslocamento de produtores e empresas”, afirmou.

Lilo destacou ainda que ônibus de grande porte, responsáveis por transportar 30 a 40 alunos por viagem, enfrentam dificuldades para trafegar em vias estreitas, sem cascalhamento e com problemas de drenagem. Segundo ele, em dias de chuva a situação se agrava, podendo impedir a passagem dos veículos ou aumentar o risco de acidentes.

O vereador também ressaltou que as condições precárias podem provocar atrasos na chegada dos estudantes às escolas ou até impedir que frequentem as aulas. “Isso preocupa os pais e prejudica o processo de ensino e aprendizagem. Um trajeto que deveria levar uma hora acaba demorando uma hora e meia ou até duas”, explicou.

Diante do cenário, ele cobrou maior atenção da Administração Municipal, especialmente das secretarias responsáveis pela infraestrutura e pela agricultura, para que priorizem a recuperação das estradas do interior. Entre as medidas sugeridas estão o patrolamento com qualidade, cascalhamento, instalação de tubulações e o alargamento das pistas de rolamento.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Câmara

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Coca-Cola recolhe garrafas por retirada de figurinhas da Copa 2026

Uma campanha promocional lançada pela Coca-Cola em preparação para...

‘Polvo vidente’ de Santa Catarina aposta em vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo

Enquanto torcedores e especialistas fazem projeções para os resultados...

Caçador é medalhista no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa para Surdos

Caçador conquistou o pódio nas disputas de dupla na...

Jorginho Mello critica veto à pesca da tainha e cobra governo Lula

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), voltou...

Real Videira e Grêmio da Penha conquistam títulos do Municipal de Futebol de Campo em Videira

A Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV) encerrou...
01:00:54

RBV Notícias Videira e Tangará – 11/06/2026 – Edição 1570

https://www.youtube.com/watch?v=CNCDVitL3kQ

Eduardo Bolsonaro apoia Júlia Zanatta para vice de Flávio

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL) manifestou apoio público ao...

Mega-Sena sorteia R$ 8 milhões nesta quinta-feira

A Mega-Sena realiza nesta quinta-feira (11) o sorteio do...