Redução da jornada custará caro ao Brasil, alerta Fiesc

Entidade espera que a análise pelo Senado leve em consideração os impactos sociais e econômicos da medida

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) avalia que a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, que prevê o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, é um equívoco que pode custar caro ao Brasil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Reconhecemos a coragem dos deputados catarinenses que votaram contra uma proposta discutida de maneira açodada e embalada por interesses eleitorais”, afirma o presidente da FIESC, Gilberto Seleme. 

Publicidade

“Esperamos que a análise pelo Senado leve em consideração os impactos sociais e econômicos da medida. Pois, se seguir como está, isso vai custar caro ao Brasil”, complementa.

A entidade considera que a proposta impõe aumento expressivo de custos às empresas, compromete a produtividade e reduz a competitividade, especialmente em segmentos intensivos em mão de obra e mais expostos à concorrência nacional e internacional.

A Federação estima que a medida poderá resultar na perda de 41,4 mil vagas de trabalho em Santa Catarina nos próximos dois anos, sendo 19,1 mil apenas na indústria, além de elevar em 11,4% os custos do trabalho no setor industrial catarinense.

A negociação coletiva é a ferramenta mais adequada para se discutir redução de jornada e mudança na escala de trabalho, na avaliação da Fiesc, porque leva em conta as características de cada setor, e as necessidades de trabalhadores e empregadores. Seleme salienta que é inadequado ajustar a jornada e a escala de trabalho de forma impositiva, por lei, para todos os setores da economia.

Além disso, considera que o prazo para as empresas se adaptarem ao corte de 4h em duas etapas de 2h – uma em 60 dias e outra em 12 meses – compromete planejamento das empresas.

Redução da jornada custará caro ao Brasil, alerta Fiesc
Gilberto Seleme, presidente da Fiesc

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Fiesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Civil prende segundo suspeito por homicídio em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

36ª Festa da Fogueira e do Quentão reúne milhares de pessoas em Caçador

A 36ª Festa da Fogueira e do Quentão foi...

Frio e geada marcam a terça-feira em Santa Catarina

A terça-feira (14) será marcada pelo predomínio de tempo...

Festa, tradição e solidariedade esperam por você no 3º Arraiá da V

Quem gosta do clima das festas julinas já pode...

Deputado federal alerta para epidemia das bets

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) alertou para a...

Serasa e CAIXA se unem para facilitar negociação de clientes

A Serasa passa a disponibilizar, pela primeira vez, ofertas...

Atenção, artistas e produtores: Videira abre quatro oportunidades culturais

A Prefeitura de Videira abriu quatro novos editais voltados...