Caminhoneiros ameaçam nova greve caso MP do Frete não seja votada

A medida provisória precisa ser aprovada pelo Senado até o dia 16 de julho para não perder a validade e deixar de produzir efeitos

A medida provisória que altera as regras do transporte rodoviário de cargas voltou a provocar preocupação entre caminhoneiros, governo federal e Congresso Nacional. A apenas uma semana do fim de sua validade, a chamada MP do Frete ainda aguarda votação no Senado e, caso não seja aprovada até o dia 16 de julho, perderá os efeitos legais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados há cerca de três semanas, mas desde então permanece sem análise pelos senadores. Nos bastidores, parlamentares apontam que a proposta ainda não avançou porque não foi incluída na pauta do Plenário do Senado.

Publicidade

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a votação ocorreria na terça-feira (7). No entanto, a expectativa não se confirmou e a medida provisória ficou novamente fora da agenda de votações.

Caminhoneiros voltam a falar em paralisação

Com o impasse, representantes da categoria intensificaram a pressão para que o Senado analise a proposta antes do vencimento do prazo. O presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como Chorão, afirmou que os caminhoneiros poderão realizar uma nova greve caso a MP deixe de valer.

Segundo a entidade, a medida é considerada essencial para fortalecer a fiscalização do piso mínimo do frete, garantindo que transportadores autônomos recebam os valores previstos na tabela da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A MP foi editada pelo governo federal em março, justamente após manifestações da categoria e ameaças de paralisação em todo o país.

Texto sofreu mudanças durante tramitação

Durante a análise na Câmara dos Deputados, o conteúdo original passou por diversas alterações. Entre elas, houve

  • redução das multas aplicadas aos contratantes que descumprirem o piso mínimo do frete,
  • flexibilização das penalidades para empresas reincidentes e
  • previsão de conversão em advertência de determinadas multas aplicadas antes da futura lei.

Os deputados também aprovaram um dispositivo que prevê o perdão de multas relacionadas a atos praticados em 2022. A inclusão desse trecho gerou críticas de parlamentares da oposição e ampliou o debate em torno da proposta.

Setores divergem sobre impactos da medida

Enquanto caminhoneiros defendem a aprovação da medida provisória como forma de garantir remuneração mínima para o transporte de cargas, representantes do agronegócio, da indústria e de empresas embarcadoras manifestam posição contrária.

Essas entidades argumentam que o endurecimento da fiscalização poderá aumentar os custos logísticos, elevar despesas para os contratantes e ampliar a insegurança jurídica no setor.

A divergência entre os diferentes segmentos é apontada como um dos principais fatores que dificultam o avanço da proposta no Senado, que precisa votar a matéria antes de 16 de julho para que ela continue produzindo efeitos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Space Motion leva experiência espacial para Matos Costa

A Administração Municipal de Matos Costa promoveu ao longo...

PM mata invasor de creche em Curitiba

A Polícia Militar do Paraná encerrou nesta sexta-feira (9)...

Santa Catarina segue com chuva durante o fim de semana

O fim de semana será marcado por chuva, temporais...

Eventos climáticos extremos podem afetar contratos do agronegócio; entenda os cuidados necessários

Os eventos climáticos extremos representam um desafio cada vez...

Homem armado com faca invade creche e faz reféns em Curitiba

Um homem armado com uma faca invadiu o Centro...

Pinheiro Preto busca novas oportunidades para o turismo na ABAV Expo 2026

A diretora de Turismo e Cultura de Pinheiro Preto participou da 53ª ABAV Expo 2026, em São Paulo.

Polo Astronômico de Videira terá sessões especiais para o Dia das Crianças

O Polo Astronômico de Videira terá sessões do Planetário Digital no domingo, 11 de outubro.