Profissionais da Educação de Videira participam de congresso internacional sobre saúde mental

Capacitação em Curitiba abordou temas relacionados à saúde mental, inclusão, diversidade e proteção de crianças e adolescentes

Profissionais da Secretaria de Educação de Videira participaram do VII Congresso Internacional Saúde Mental e Direitos Humanos das Populações Vulnerabilizadas, realizado em Curitiba (PR). A iniciativa representa uma nova etapa na capacitação dos servidores que atuam com questões relacionadas à saúde mental nas escolas e Cemeis do município.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Participaram do congresso a assistente social da Secretaria de Educação, Kaete Milena Zwetsch, e as psicólogas Kátia Toazza e Nicolly Cury. Segundo o município, foi a primeira vez que profissionais da rede municipal tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação em um evento de âmbito internacional.

Publicidade

Formação aborda desafios do ambiente escolar

Realizado durante três dias no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o congresso reuniu profissionais, pesquisadores, estudantes e gestores para discutir saúde mental, direitos humanos, diversidade e estratégias de cuidado.

Entre os assuntos abordados estiveram saúde mental infantojuvenil, inclusão de pessoas com deficiência, relações raciais, diversidade LGBTQIAPN+, relações familiares, prevenção ao suicídio, protagonismo do usuário e estratégias de cuidado em situações de vulnerabilidade.

Os conteúdos têm relação direta com situações presentes no cotidiano escolar e contribuem para ampliar a preparação dos profissionais para atuar junto a estudantes, famílias, professores e equipes gestoras.

Capacitação fortalece atuação da rede

De acordo com o secretário de Educação de Videira, Cláudio Pistore, a participação no congresso contribui para fortalecer a atuação da Psicologia e do Serviço Social no ambiente educacional.

“Esses profissionais desempenham papel importante na identificação e prevenção de situações de sofrimento, na promoção da inclusão, no fortalecimento de vínculos e na articulação com a rede de proteção e demais políticas públicas, por isso, capacitá-los em eventos como este, torna nossa rede assistencial alinhada com o que há de mais moderno sobre o tema”.

Pistore também destacou que a iniciativa reforça o compromisso do município com a formação continuada dos profissionais e com a construção de uma educação inclusiva, acolhedora e comprometida com os direitos humanos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia desarticula ponto de tráfico e encontra crianças em meio a drogas e condições insalubres

Uma ação policial realizada nesta segunda-feira (21), no bairro...

Caçador Futsal em competição com grandes clubes nacionais

Como campeão do Campeonato Catarinense da Série Prata em...

CDL Videira completa 50 anos e prepara grande comemoração

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL Videira)...

Câmara de Caçador aprova título de Cidadão Honorário ao empresário Marcelo Tedesco

A Câmara Municipal de Caçador aprovou, na noite desta...

Educação de Caçador abre processo para contratação de servidores

A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas...

Cães e drones térmicos reforçam buscas por helicóptero com cantor Rick

As buscas pelo helicóptero que transportava o cantor Rick...