A representatividade da mulher tem aumentado, afirma Marilisa Boehm, vice-governadora de Santa Catarina. Ela concedeu uma entrevista exclusiva para o repórter Ernesto Júnior, da RBV Rádios, para falar sobre a presença da mulher no meio político.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Desde janeiro de 2023, ela ocupa o cargo em Santa Catarina, eleita na chapa com Jorginho Mello, do mesmo partido, o PL. Antes do cargo político, ela já se destacou em outra área pública, que até então era ocupada majoritáriamente por homens, a Polícia Civil.
“Eu já me destaquei na época, fundei a Delegacia da Mulher. Depois fui candidata a vereadora, vice-prefeita e deputada estadual”
Ela destaca, porém, que sempre manteve a luta na política em conjunto ao trabalho que realizava. Pois, segundo Marilisa, a presença da mulher nesses setores é dos mais importantes. Em 2023, ela esteve em Videira para ministrar uma palestra sobre a presença da mulher na vida pública, no campus da Unoesc.
Representatividade da mulher tem aumentado, afirma vice-governadora, que reitera a expectativa para o pleito de 2024
“Esse ano nós teremos surpresas na política, muitas mulheres irão ingressar nos cargos políticos. Eu tenho certeza. Pois agora a mulher está mais desperta para o lado político”
Questionada sobre a importância de se discutir a representatividade feminina, não apenas nos momentos eleitorais, a vice-governadora afirmou que é preciso difundir cada vez mais o assunto. Ela lembrou que, nesse período de 1 ano e 4 meses à frente do governo, tentou levar ao maior número de cidades palestras envolvendo o assunto.
“Nós não estamos deixando só agora para essa época eleitoral. Nós estamos trabalhando já desde o ano passado, fazendo com que a mulher ingresse na política por vontade própria”, afirma. Ela destaca que vê aos poucos um aumento expressivo de mulheres ocupando cargos no executivo e no legislativo nas cidades catarinenses.
Veja mais:
Presença da mulher na política deve ser ampliada
Carmen Zanotto faz apelo para população em relação a dengue
Na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – Amarp, três mulheres ocupam cargos no executivo. Em Iomerê, Luci Peretti é a única a ocupar o cargo de chefia no executivo dos municípios. Tere Ferlin e Claudete Vavassori ocupam os cargos de vice-prefeitas em Lebon Régis e Videira, respectivamente.