Rádios RBV

Menu

Subprodutos de origem animal devem ser cadastrados na Cidasc

Portaria n.º 871, de 10 de agosto de 2023 estabelece novos procedimentos para o trânsito e certificação sanitária dos subprodutos

Fonte:
Assessoria de Comunicação – Cidasc

Os subprodutos de origem animal devem ser cadastrados na Cidasc, como apontou a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na publicação da Portaria n.º 871, de 10 de agosto de 2023. Esta estabeleceu novos procedimentos para o trânsito e certificação sanitária de subprodutos animais não comestíveis e resíduos da exploração pecuária destinados ao uso industrial ou técnico.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Portaria também regula o trânsito a certificação sanitária de produtos de origem animal com finalidades específicas, obtidos em estabelecimentos  especializados, sujeitos à regularização perante o órgão regulador de saúde.

- Publicidade -

Com a entrada em vigor desta Portaria, todas as fábricas que manipulam e comercializam subprodutos animais não comestíveis deverão se registrar junto ao órgão executor de sanidade agropecuária local. Em Santa Catarina, este órgão é a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A Portaria SDA/Mapa n.º 871 determina que subprodutos de origem animal não comestíveis e resíduos da exploração pecuária em trânsito no território nacional, destinados ao uso industrial, técnico ou à exportação, devem ser acompanhados pela Guia de Trânsito de Subprodutos (GTS).

Veja também

Cidasc de Caçador discute doenças e certificação de maçã

IFC Videira inicia a 13ª Semana de Estudos Agropecuários

Este documento substitui o antigo Certificado de Inspeção Sanitária, modelo E (CIS-e), em vigor desde os anos 70, e visa controlar o trânsito desses produtos para reduzir o risco de transmissão de doenças que impactam a pecuária.

“Além disso, a GTS permitirá a rastreabilidade dos subprodutos de origem animal, possibilitando o monitoramento da origem e destino dos mesmos, mitigando assim o risco de contaminação do rebanho”, comenta a médica-veterinária e gestora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) da Cidasc, Alexandra Reali Olmos.

O que são subprodutos de origem animal?

Subprodutos de origem animal não comestíveis, como couro, escamas, peles e chifres para uso industrial, e lanolina, bile, heparina e derivados de sangue para uso técnico, são exemplos de produtos regulados pela nova Portaria.

As exportações de couro

Os subprodutos de origem animal não comestíveis podem ser de uso industrial ou técnico. Como exemplos de subprodutos para uso industrial temos o couro, as escamas, as peles ou os chifres. Já os subprodutos para uso técnico podem ser exemplificados pela lanolina, a bile, a heparina ou os derivados de sangue.

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2024, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) registrou, em seu relatório “Exportações brasileiras de couros e peles”, o valor de US$ 102,2 milhões em exportações brasileiras.

Segundo a entidade, esses produtos vão para países como China, Estados Unidos e Itália. Somente em janeiro, o relatório do CICB registrou um embarque total de 42,7 mil toneladas em couros e peles no Brasil, o maior volume desde setembro de 2020.

As projeções do agronegócio disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária indicam crescimento de 12,4% na produção, 4,8% no consumo e 29,7% nas exportações de carne bovina nos anos de 2032/33. Portanto, a expectativa é de um incremento considerável na bovinocultura de corte do país, incluindo maior disponibilidade de subprodutos.

Acesse aqui a Portaria SDA/Mapa n.º 871, de 10 de agosto de 2023, que aprova os procedimentos de trânsito e certificação sanitária de subprodutos animais não comestíveis de uso industrial ou uso técnico, de trânsito de resíduos da exploração pecuária e de certificação sanitária de produtos obtidos de fontes animais com finalidades de uso específicas.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana nublado e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Programa Guarda Bem é destaque no Summit Cidades

A Secretaria Municipal de Educação de Caçador e o...

Videira e Caçador fazem clássico regional no Catarinense de Futsal

Um clássico que promete mexer com a região será...

Frio alerta para perigo de animais que buscam abrigo em veículos

Recentemente, um incidente trágico em Curitibanos trouxe à tona...

Evento reúne mais de 60 vereadores mirins em Videira

Mais de 60 estudantes dos municípios de Videira, Curitibanos...

Mais Lidas da semana

“O pior que estava dentro de mim foi retirado”, diz caçadorense na luta contra o câncer

O caçadorense Carlos Rodrigo Biavati concedeu nova entrevista ao...

Queda de vegetação em rede causa falta de energia em Caçador

A falta de energia elétrica sentida pelos moradores de...

Homem é encontrado morto em Videira

Um idoso de 84 anos foi encontrado sem vida...

Família de jovem que sofreu acidente pede ajuda

A família de Winícius Matheus Moreira, 24 anos, que...

Identificado motorista em fuga que morreu em Irineópolis

Foi identificado o motorista em fuga que morreu em...

Outros Tópicos Interessantes