O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (04) o lançamento do Pix por aproximação, uma nova modalidade que permite ao consumidor realizar transferências apenas aproximando o celular da máquina de cartão.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Essa funcionalidade foi regulamentada em agosto e será implementada de forma gradual. A partir de hoje, instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento devem oferecer a nova função.
As demais instituições terão até janeiro de 2026 para se adequar.
O anúncio foi feito em um evento conjunto do BC com o Google, no escritório da empresa em São Paulo.
Veja também
Feirão Serasa Limpa Nome começa hoje nas agências dos Correios
Consumo nos supermercados cresce 2,52% no acumulado do ano
As instituições financeiras interessadas em oferecer o serviço de Pix por aproximação precisarão implementar mecanismos de comunicação via NFC, essencial para pagamentos por aproximação.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil, em parceria com a Cielo, já começou a implementar essa função no início de outubro. Com um projeto-piloto em Brasília e São Paulo, correntistas podem realizar compras ao aproximar o celular da maquininha da Cielo.
Para pagamentos de até R$ 200, é necessário abrir o aplicativo do BB, selecionar “Pix por aproximação” e autenticar no app. Para valores acima de R$ 200, os clientes deverão digitar a senha transacional, já utilizada no Pix tradicional.
Portal RBV nas redes sociais