Detran alerta para golpes por mensagens SMS

O Detran informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil têm chamado a atenção para tentativas de golpe envolvendo mensagens de texto. Essas mensagens direcionam para sites falsos que solicitam dados pessoais, alegando suspensão ou cassação da carteira nacional de habilitação (CNH).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os golpistas enviam mensagens de texto se passando pelo Detran, afirmando que a CNH está com processo de suspensão ou cassação.

Publicidade

As mensagens contêm links que, quando acessados, direcionam a pessoa para sites falsos que simulam o sistema do governo federal, o gov.br, e apresentam formulários ou boletos que pedem dados pessoais dos usuários.

Além de pedir informações pessoais, os sites mostram supostas infrações cometidas e seus valores, com um campo com a opção “regularizar”.

Veja também

Setor de transportes de Santa Catarina cresce 7,6% em 2024

Quase 90% da população de Santa Catarina vive em áreas urbanas

O Detran informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial do Estado.

O órgão recomenda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais.

Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran do estado ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento.

Também é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Feminicídios crescem 66% em Santa Catarina em 2026

Santa Catarina registrou um aumento expressivo nos casos de...

Casal de idosos é internado com múltiplos ferimentos após agressão do próprio filho

Um homem foi preso na madrugada desta segunda-feira (18)...

Governo de SC decreta estado de alerta climático diante de previsão de El Niño intenso

O governo de Santa Catarina deve oficializar nesta segunda-feira...

Van escolar colide contra poste em Videira na manhã desta segunda-feira

Uma colisão envolvendo uma van escolar foi registrada na...

Aposta de Caçador fatura prêmio na quina da Mega-Sena

A sorte voltou a bater na porta de apostadores...

Idoso desaparece após sair para colher pinhão em mata no Meio-Oeste

Um idoso de 68 anos foi resgatado pelo Corpo...

Incêndio em empresa de reciclagem ameaça barracões e mobiliza bombeiros em Videira

Um incêndio registrado na noite deste domingo (17) mobilizou...

Casa é destruída por incêndio no Centro de Videira

Um incêndio estrutural mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros...