Rádios RBV

Menu

Federalização do Porto de Itajaí é suspensa por decisão judicial

A decisão do TRF-4 considerou os riscos de mudanças abruptas, como prejuízos econômicos e operacionais

A desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), concedeu liminar favorável ao Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí. A decisão suspende temporariamente a federalização do Porto de Itajaí, mantendo a gestão municipalizada até a conclusão de um processo de transição.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida contraria a decisão anterior da 2ª Vara Federal de Itajaí, que havia negado a suspensão. Em primeira instância, o entendimento era de que não havia ilegalidade na retomada da Autoridade Portuária pela União.

Para a desembargadora Ana Blasi, a transição abrupta representa riscos à economia e às atividades portuárias. Ela destacou que tratativas para renovar o convênio de municipalização estavam em andamento há mais de um ano. Segundo ela, a recente mudança de posicionamento do governo federal causou insegurança.

“Manifestações anteriores indicavam a continuidade da delegação, criando expectativas e efeitos políticos e jurídicos relevantes. Mudanças abruptas podem interromper planejamentos financeiros e operacionais”, afirmou Ana Blasi. Ela também mencionou que o governo não apresentou um plano de transição gerencial adequado.

Veja também

Venda de veículos novos é a melhor em quase 20 anos no Brasil

Obra de arte em mosaico celebra a história e a natureza de Videira

A decisão considera que a União não adotou medidas administrativas necessárias para garantir a continuidade das atividades no porto.

O prazo para o vencimento do convênio era inferior a 30 dias, o que reforça a urgência de uma solução planejada.

A desembargadora enfatizou o princípio da proteção da confiança, que visa evitar prejuízos causados por mudanças inesperadas na administração. Segundo ela, sem um plano de transição, há risco de danos à economia e à eficácia do processo judicial.

O governo federal pode recorrer da decisão. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informou que ainda não foi oficialmente notificado.

Em nota, o órgão declarou que recorrerá assim que formalmente informado sobre a liminar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

GAECO investiga fraude em concurso público no Meio-Oeste de SC

Na manhã da última terça-feira, 12 de agosto de...

Corpo é encontrado no Rio do Peixe em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira localizou na...

Morre o ex-presidente da Fundação de Esportes de Caçador, Cláudio Granja

Morreu na manhã desta quarta-feira (13) o professor aposentado...

Outros Tópicos Interessantes