Rádios RBV

Menu

Brasil conquista seis medalhas no Mundial de atletismo paralímpico

Destaque foi o ouro do gaúcho Wallison Fortes nos 200 metros T64

Fonte:
Agência Brasil

Encerrou, na manhã deste sábado (25) no estádio Kobe Universiade Memorial Stadium e o Brasil conquistou seis medalhas no Mundial de atletismo paralímpico, com destaque para o ouro alcançado pelo gaúcho Wallison Fortes na prova dos 200 metros T64 (para amputados de membros inferiores com prótese).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além disso, a equipe brasileira subiu ao pódio com a prata de prata Thalita Simplício e os bronzes de Jerusa Geber, Lorraine Aguiar, Rayane Soares e Rodrigo Parreira.

- Publicidade -

Wallison Fortes, um dos estreantes na competição, venceu a prova dos 200 metros T64 de forma emocionante, sofrendo uma queda, o que levou o photo finish (imagem digital da chegada) a determinar a medalha de prata para o brasileiro por causa de um braço de vantagem sobre os adversários.

Porém, logo após a prova, o italino Francesco Loragno, medalhista de ouro até então, foi desclassificado por ter invadido a raia adversária.

Com isso Wallison foi considerado o primeiro colocado e alcançou um dos critérios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para se credenciar a disputar os Jogos de Paris. Porém, os atletas devem aguardar a convocação do CPB.

Veja também

Fundação Municipal de Esportes de Videira tem novo gestor

Diego Gabrisloviski conquista bicampeonato do Pedal da UCC

“Estou muito feliz porque isso [essa vitória] garante a minha vaga nos Jogos Paralímpicos. Foi uma bela estreia em Mundiais. Não é mérito só meu. É de toda a equipe. Foi um momento muito difícil, ver a nossa casa muito afetada pela chuva, meus pais passando por aquela situação. Mas isso me encorajou”, declarou Wallison, que é nascido em Eldorado do Sul, um dos locais mais impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Já na prova dos 200 metros T11 (deficiência intelectual) feminino, a chinesa Cuiqing Liu cravou o novo recorde mundial, com o tempo de 24s36, e ficou com o ouro. Já a potiguar Thalita Simplício chegou na segunda colocação, com 24s95, e conquistou a prata. Já o bronze ficou com a acreana Jerusa Geber.

Outros bronzes do Brasil neste sábado foram alcançados pela capixaba Lorraine Aguiar, nos 200 metros T12 (deficiência visual), a maranhense Rayane Soares, nos 400 metros T13 (deficiência visual), e com o goiano Rodrigo Parreira, no salto em distância T36 (paralisados cerebrais).

Com estas medalhas a seleção brasileira terminou o Mundial de Kobe com a segunda posição do quadro geral de medalhas, com 42 no total (sendo 19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes). A líder foi a China, com 33 ouros, 30 pratas e 24 bronzes.

“A gente sai daqui [Kobe] com um sentimento de alegria, uma sensação de dever cumprido. Mas, por outro lado, com sentimento de um baita desafio e de muita expectativa para os Jogos Paralímpicos de Paris, que são o nosso principal objetivo do ciclo. O Campeonato Mundial demonstrou que nós estamos no caminho certo. Muita gente nova chegando por meio de nossos projetos de formação, como a Escola Paralímpica de Esportes, os Centros de Referência e o Camping Escolar Paralímpico. Esse Mundial nos deixa a certeza de que o futuro será ainda melhor que o presente”, avaliou Mizael Conrado, presidente do CPB.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Pastoral da Saúde de Caçador emite nota sobre suas atividades e atuação

A Pastoral da Saúde da Paróquia Cristo Redentor, presente...

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem sol no domingo e instabilidade na segunda

A previsão do tempo para Santa Catarina indica um...

Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões neste sábado

O concurso 2.795 da Mega-Sena pode pagar um prêmio...

Uma tonelada de maconha é apreendida em operação do GAECO

Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida em...

Corpo de menina de 2 anos arrastada por enxurrada é encontrado

O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da menina de...

Mais Lidas da semana

Carro da saúde de Fraiburgo sofre grave acidente na BR-282

Um carro da saúde de Fraiburgo sofreu um grave...

Agricultor é picado por jararaca durante colheita de hortaliças

Um agricultor foi picado por uma cobra jararaca quando...

Idoso exuma corpo da mãe e leva restos mortais para a cozinha de casa

Um caso inusitado mobilizou as forças de segurança em...

Caminhoneiro de Lebon Régis morre em acidente em SP

Um engavetamento entre caminhões, seguido de tombamento, por volta...

Corpo da advogada Karize Fagundes é encontrado

Nesta sexta-feira (8), a Polícia Civil localizou restos mortais...

Outros Tópicos Interessantes