Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde

Lei foi publicada nesta terça (28) no Diário Oficial da União

A partir de agora, todas as mulheres passam a ter direito assegurado a um acompanhante maior de idade, sem a necessidade de aviso prévio, durante consultas médicas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde, sejam públicas ou privadas. A ampliação desse direito foi promulgada pela Lei 14.737/2023, publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

A nova legislação modifica a Lei Orgânica da Saúde (8.080/1990) e estabelece que, em casos de procedimentos com sedação nos quais a mulher não indique um acompanhante, a unidade de saúde deverá designar uma pessoa para estar presente durante o atendimento. Vale ressaltar que a renúncia desse direito deverá ser assinada pela paciente com um mínimo de 24 horas de antecedência.

Além disso, as mulheres devem ser informadas sobre esse direito tanto nas consultas que antecedem procedimentos com sedação quanto por meio de avisos fixados nas dependências dos estabelecimentos de saúde.

Publicidade

VEJA TAMBÉM:

Escorpião-marrom: nova espécie é encontrada em Videira

Contudo, nos casos de centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, nos quais há restrição por motivos de segurança à saúde dos pacientes, o acompanhante designado deverá ser um profissional de saúde.

Nesse sentido, a possibilidade de acompanhamento da mulher somente poderá ser sobreposta em casos de urgência e emergência, visando à defesa da saúde e da vida. No entanto, isso só ocorrerá quando a paciente chegar desacompanhada à unidade de atendimento.

Anteriormente, a Lei Orgânica da Saúde garantia o direito a acompanhamento somente nos casos de parto ou para pessoas com deficiência, sendo restrito ao serviço público de saúde. Sendo assim ,om a nova legislação, esse direito é estendido a todas as mulheres em diferentes contextos de atendimento de saúde.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Saúde de Videira orienta pacientes a anteciparem retirada de remédios devido ao feriado

Secretaria Municipal de Saúde pede que pacientes antecipem a busca por fármacos devido ao feriado de 12 de outubro.

Napoli estreia nesta terça-feira na Superliga C de Vôlei Feminino

O Napoli/Prefeitura de Caçador estreia nesta terça-feira, 6, na...

PM de Caçador reforça fiscalização em motos com escapamento adulterado

A Polícia Militar de Caçador deve ampliar a fiscalização...

Brasileiro é preso nos EUA acusado de se passar por agente do ICE para intimidar eleitores

Danilo Alves Silva foi detido nos Estados Unidos acusado de intimidação de eleitores e uso ilegal de distintivo policial.

SEAD 2026 inicia nesta terça-feira em Caçador

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)...

Karatê de Videira conquista prata e dois bronzes em Open Internacional

O karatê de Videira conquistou três medalhas no 17º...

Trabalhador morre após ser atingido por contêiner

Um profissional da Portonave faleceu após ser atingido por um equipamento durante o carregamento de uma embarcação em Navegantes.

Messi faz último jogo pela Argentina nesta terça-feira

Lionel Messi encerra sua trajetória na seleção da Argentina nesta terça-feira em partida no Monumental de Nuñez.