Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde

Lei foi publicada nesta terça (28) no Diário Oficial da União

A partir de agora, todas as mulheres passam a ter direito assegurado a um acompanhante maior de idade, sem a necessidade de aviso prévio, durante consultas médicas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde, sejam públicas ou privadas. A ampliação desse direito foi promulgada pela Lei 14.737/2023, publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

A nova legislação modifica a Lei Orgânica da Saúde (8.080/1990) e estabelece que, em casos de procedimentos com sedação nos quais a mulher não indique um acompanhante, a unidade de saúde deverá designar uma pessoa para estar presente durante o atendimento. Vale ressaltar que a renúncia desse direito deverá ser assinada pela paciente com um mínimo de 24 horas de antecedência.

Além disso, as mulheres devem ser informadas sobre esse direito tanto nas consultas que antecedem procedimentos com sedação quanto por meio de avisos fixados nas dependências dos estabelecimentos de saúde.

Publicidade

VEJA TAMBÉM:

Escorpião-marrom: nova espécie é encontrada em Videira

Contudo, nos casos de centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, nos quais há restrição por motivos de segurança à saúde dos pacientes, o acompanhante designado deverá ser um profissional de saúde.

Nesse sentido, a possibilidade de acompanhamento da mulher somente poderá ser sobreposta em casos de urgência e emergência, visando à defesa da saúde e da vida. No entanto, isso só ocorrerá quando a paciente chegar desacompanhada à unidade de atendimento.

Anteriormente, a Lei Orgânica da Saúde garantia o direito a acompanhamento somente nos casos de parto ou para pessoas com deficiência, sendo restrito ao serviço público de saúde. Sendo assim ,om a nova legislação, esse direito é estendido a todas as mulheres em diferentes contextos de atendimento de saúde.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira começa estável em SC com risco de temporais à noite

A quinta-feira (19) começa com tempo estável em grande...

O fim do tédio intelectual: Como ver grandes produções de fatos reais grátis

Em um mundo saturado de entretenimento superficial e fórmulas...

18º Campo Demonstrativo e 8º Clube da Bezerra começam amanhã em Videira

Começa amanhã, quinta-feira (19), o 18º Campo Demonstrativo e...

Inova Contestado promove “Café com Inovação – Rodada de Financiamentos”

O Centro de Inovação Inova Contestado realiza, no dia...

Publicação Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 6/2026 Pregão Eletrônico n. 12/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Menina de 5 anos esquecida dentro de carro é internada em estado grave

Uma menina de 5 anos passou por um quadro...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Outros Tópicos Interessantes