Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde

Lei foi publicada nesta terça (28) no Diário Oficial da União

A partir de agora, todas as mulheres passam a ter direito assegurado a um acompanhante maior de idade, sem a necessidade de aviso prévio, durante consultas médicas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde, sejam públicas ou privadas. A ampliação desse direito foi promulgada pela Lei 14.737/2023, publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

A nova legislação modifica a Lei Orgânica da Saúde (8.080/1990) e estabelece que, em casos de procedimentos com sedação nos quais a mulher não indique um acompanhante, a unidade de saúde deverá designar uma pessoa para estar presente durante o atendimento. Vale ressaltar que a renúncia desse direito deverá ser assinada pela paciente com um mínimo de 24 horas de antecedência.

Além disso, as mulheres devem ser informadas sobre esse direito tanto nas consultas que antecedem procedimentos com sedação quanto por meio de avisos fixados nas dependências dos estabelecimentos de saúde.

Publicidade

VEJA TAMBÉM:

Escorpião-marrom: nova espécie é encontrada em Videira

Contudo, nos casos de centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, nos quais há restrição por motivos de segurança à saúde dos pacientes, o acompanhante designado deverá ser um profissional de saúde.

Nesse sentido, a possibilidade de acompanhamento da mulher somente poderá ser sobreposta em casos de urgência e emergência, visando à defesa da saúde e da vida. No entanto, isso só ocorrerá quando a paciente chegar desacompanhada à unidade de atendimento.

Anteriormente, a Lei Orgânica da Saúde garantia o direito a acompanhamento somente nos casos de parto ou para pessoas com deficiência, sendo restrito ao serviço público de saúde. Sendo assim ,om a nova legislação, esse direito é estendido a todas as mulheres em diferentes contextos de atendimento de saúde.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Balanço da PRF aponta 109 acidentes e cinco mortes em SC

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou às 23h59 desta...

Olivide define campeões do tênis de mesa em Videira

A Olimpíada Estudantil de Videira (Olivide) definiu na última...

Obras da VISAN começam nesta quarta com interrupção de trânsito

A partir desta quarta-feira (22), a VISAN inicia uma...

Carteira de Identidade Nacional pode ser pedida pela internet em SC

A Polícia Científica de Santa Catarina ampliou a modernização...

Abordagem policial resulta em apreensão de crack, cocaína e maconha

Uma ação de patrulhamento preventivo da Polícia Militar, realizada...

Adolescente de 15 anos é apreendida com 42 kg de maconha em ônibus interestadual

Uma adolescente de 15 anos foi apreendida transportando cerca...

Bolsonaro pede ao STF autorização para nova cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal...

Veja como está a cachorra após engolir 55 pedras de crack em SC

A ccachorra Antonieta, que ingeriu 55 pedras de crack...