Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste é homenageado na ALESC

Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval e Vale Samba, representando o Meio-Oeste

O Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste, considerado o mais tradicional de Santa Catarina, recebeu homenagem especial em Florianópolis. A sessão solene na Assembleia Legislativa (Alesc), realizada na noite desta segunda-feira (3), celebrou oficialmente o Carnaval Catarinense.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O deputado Marquito (Psol) propôs o ato que reuniu representantes de diversas escolas de samba do estado.

Publicidade

A iniciativa destacou o trabalho de agremiações que mantêm viva uma das expressões culturais mais fortes do Brasil.

As escolas Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval e Vale Samba representaram o Meio-Oeste.

Elas foram reconhecidas pelo talento, dedicação e contribuição cultural, tornando o Carnaval regional conhecido nacionalmente.

Durante a cerimônia, parlamentares lembraram a Lei Estadual nº 19.126/2024, que reconhece Joaçaba como a Capital Catarinense do Carnaval.

O título valoriza décadas de história, fortalece a economia local e atrai milhares de visitantes todos os anos.

Fernanda Zamoner, diretora executiva da Acadêmicos do Grande Vale, destacou a importância da manutenção contínua dos barracões.

“Nosso diferencial em Joaçaba é que mantemos nossos barracões abertos o ano todo. Assim, nossos artistas seguem produzindo, e ainda conseguimos realizar projetos sociais. Ver o carnaval sendo reconhecido aqui na Alesc mostra que estamos no caminho certo e que essa cultura só cresce”, afirmou.

Além da Grande Vale, a Vale Samba e a Unidos do Herval também receberam destaque.

Cada escola contribui com sua identidade, mantendo viva a tradição do samba no Meio-Oeste e fortalecendo a economia criativa.

Joel Costa Júnior, presidente da ALIESSC, ressaltou a importância econômica do Carnaval.

“No último ano, o Carnaval catarinense movimentou mais de R$ 530 milhões. Para o próximo, acreditamos que será ainda maior. Vivemos um momento de união entre as ligas e de valorização do nosso trabalho. Vamos continuar mostrando a força da economia criativa do samba”, declarou.

O deputado Marquito lembrou o papel social e educativo das escolas.

“As escolas de samba movimentam comunidades, formam artistas e criam oportunidades. Esse reconhecimento da Alesc reforça a importância de valorizar quem constrói a cultura popular com tanta dedicação”, destacou.

O Carnaval brasileiro, introduzido no século XVII, evoluiu e se tornou símbolo de identidade e diversidade.

Em Santa Catarina, blocos e escolas de samba fortalecem o turismo e o pertencimento das comunidades locais.

Leis federais recentes, como a nº 14.845/2024 e a nº 14.567/2023, reconhecem blocos e escolas como patrimônio cultural nacional.

Esse respaldo oficial reforça ainda mais a relevância das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Éder Luiz

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher é detida por embriaguez após bater em galpão em construção

Mulher é detida por embriaguez após bater em galpão...

Família fica 20 minutos presa a 100 metros de altura em atração do Beto Carrero

Uma família viveu momentos de susto no Beto Carrero...

Karateca de Videira garante terceiro lugar na Olesc

A jovem karateca Jenna Thibes conquistou o terceiro lugar...

Previsão do tempo: terça-feira terá tempo firme em Santa Catarina

Na terça-feira (11), a alta pressão atmosférica se desloca...

Justiça decreta falência da Oi após anos de dívidas

A 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do...

Mais Lidas da semana

Ciclone extratropical provoca tempestades intensas na sexta e sábado em SC

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a formação de...

Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira

No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia...

Mulher de Videira fica presa aos pedais em acidente na SC-355 e é resgatada

Na manhã desta quinta-feira, o Trem de Socorro do...

Agricultor fica ferido após tombamento de trator em comunidade do interior

Na manhã desta quarta-feira (5), um agricultor ficou ferido...

Homem é morto a tiros às margens do Rio do Peixe em Caçador

Na noite de domingo (9), a Polícia Militar de...

Outros Tópicos Interessantes