Um novo ciclone extratropical deve se formar próximo ao Uruguai entre sábado (19) e domingo (20) e pode influenciar as condições do tempo em Santa Catarina. Associado à passagem de uma frente fria, o sistema deve provocar períodos de chuva intensa, tempestades e mudanças nas temperaturas durante o fim de semana.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri, a formação do ciclone deve ocorrer entre o sábado e o domingo, nas proximidades do Uruguai. Além de Santa Catarina e dos demais estados do Sul, o sistema também poderá influenciar áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
A previsão indica que o ciclone deve se afastar da região Sul na segunda-feira (21). Como o inverno termina justamente nessa data, o fenômeno deve ser o último ciclone extratropical registrado durante a estação.
Estados têm alerta para tempestades
Antes da formação do ciclone, a previsão já indica condições favoráveis para temporais em diferentes áreas do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para tempestades que abrangem oito estados entre sexta-feira (18) e sábado (19).
Veja também
Parques, praças e escolas podem ter novas regras de acessibilidade
Veja algumas das sugestões apresentadas pela população à Câmara durante a Expo Videira 2026
Na sexta-feira, o aviso alcança mais de 600 cidades e permanece válido até a meia-noite. A previsão aponta chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo.

O alerta inclui Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Entre os possíveis impactos estão cortes de energia elétrica, danos a plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
No sábado (19), o alerta passa a abranger cerca de 1.490 cidades e também inclui Mato Grosso. O aviso permanece válido até a meia-noite e mantém a possibilidade de ocorrências relacionadas às chuvas, ventos fortes e granizo.
Temperaturas mudam ao longo do fim de semana
A previsão da Epagri/Ciram mostra uma grande variação nas temperaturas entre sexta-feira e domingo. Na sexta (18), as mínimas devem ficar entre 4,6°C, no Planalto Sul, e 10,8°C, no Extremo Oeste. No Meio-Oeste, os termômetros devem variar entre 7,5°C e 22,2°C.
No sábado (19), as temperaturas ficam mais amenas em grande parte do Estado. No Meio-Oeste, a previsão indica mínima de 11,8°C e máxima de 20°C, enquanto no Planalto Sul os termômetros podem variar de 11°C a 15,6°C.
Já no domingo (20), antes da mudança provocada pelo sistema, as temperaturas podem subir. No Extremo Oeste, a previsão aponta variação entre 15,9°C e 26,6°C, enquanto no Meio-Oeste os termômetros devem ficar entre 13,7°C e 23,7°C.



