Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”

A proposta visa promover uma conversão ecológica, refletindo sobre o cuidado com o meio ambiente e a justiça social

A Campanha da Fraternidade 2025, escolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Este tema celebra os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e destaca questões ambientais urgentes.

Publicidade

A Campanha visa promover a conversão integral, levando à reflexão sobre a preservação da Terra e a justiça social.

A Ecologia é um tema recorrente na história das Campanhas, tendo sido abordado em 8 edições, como em

  • na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”;
  • na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos;
  • na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males;
  • na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida;
  • na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão;
  • na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22);
  • na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e
  • na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).

Em 2025, a Igreja se preocupa com a crise socioambiental, convidando todos à conversão ecológica.

Veja também

Associação dos Amigos dos Autistas de Videira inaugura espaço esportivo

Juíza que tentou impedir aborto legal de vítima de estupro é punida pelo CNJ

A proposta é passar de uma lógica extrativista para uma ética do cuidado com a natureza, essencial para o bem-estar de todos os seres vivos.

Identidade visual

A identidade visual da campanha, criada por Paulo Augusto Cruz, simboliza a reconciliação com a Criação através de São Francisco de Assis e elementos da fauna e flora brasileira.

A cruz, central no cartaz, remete à conversão quaresmal.

O uso do estilo de colagem representa a interligação entre todos os aspectos da vida, incluindo o ambiental, espiritual e social.

A oração

A oração da CF 2025, escrita para esta edição, reflete o desejo de arrependimento e conversão, chamando todos à ação em defesa da criação de Deus.

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
CNBB

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

PRF apura se terceiro veículo causou acidente fatal na BR-470

A Polícia Rodoviária Federal apura a possibilidade de um...

Concurso da Cuca: confira os 5 primeiros finalistas

A 4ª edição do Concurso da Cuca já tem...

Câmara de Caçador encaminha moções, pedido de informação e indicações ao Executivo

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caçador desta...

Expo Videira 2026: tudo o que você precisa saber antes de ir

A Expo Videira 2026 acontece entre 10 e 13...

Aposta feita em Videira ganha prêmio na Mega-Sena

Uma aposta de Videira foi premiada no concurso 3.055...

Pai de Karize pede por justiça na véspera do júri em Caçador

Na véspera do júri popular do acusado de matar...

Desmatamento ilegal é identificado no interior de Videira

Uma fiscalização identificou desmatamento ilegal no interior de Videira,...

Santa Catarina fica entre os três melhores estados no PISA 2025

Santa Catarina alcançou o terceiro melhor desempenho entre os...