A Campanha da Fraternidade 2025, escolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Este tema celebra os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e destaca questões ambientais urgentes.
A Campanha visa promover a conversão integral, levando à reflexão sobre a preservação da Terra e a justiça social.
A Ecologia é um tema recorrente na história das Campanhas, tendo sido abordado em 8 edições, como em
- na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”;
- na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos;
- na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males;
- na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida;
- na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão;
- na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22);
- na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e
- na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).
Em 2025, a Igreja se preocupa com a crise socioambiental, convidando todos à conversão ecológica.
Veja também
Associação dos Amigos dos Autistas de Videira inaugura espaço esportivo
Juíza que tentou impedir aborto legal de vítima de estupro é punida pelo CNJ
A proposta é passar de uma lógica extrativista para uma ética do cuidado com a natureza, essencial para o bem-estar de todos os seres vivos.
Identidade visual
A identidade visual da campanha, criada por Paulo Augusto Cruz, simboliza a reconciliação com a Criação através de São Francisco de Assis e elementos da fauna e flora brasileira.
A cruz, central no cartaz, remete à conversão quaresmal.
O uso do estilo de colagem representa a interligação entre todos os aspectos da vida, incluindo o ambiental, espiritual e social.

A oração
A oração da CF 2025, escrita para esta edição, reflete o desejo de arrependimento e conversão, chamando todos à ação em defesa da criação de Deus.
Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.
Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.
Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.
Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!
Nossas Redes Sociais