A comarca de Tangará concluiu nesta semana o ciclo de atividades do projeto de Justiça Restaurativa, voltado à promoção da cultura de paz nas escolas. No encontro final, adolescentes do ensino fundamental participaram de um círculo restaurativo que teve como foco a empatia, o diálogo e a prevenção de conflitos, incluindo casos de bullying.
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Durante a dinâmica, os jovens compartilharam aprendizados das etapas anteriores e construíram, coletivamente, compromissos para manter um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
A atividade buscou estimular atitudes solidárias, o respeito às diferenças e a valorização de cada participante.
Os adolescentes revisitaram os valores trabalhados ao longo do projeto e refletiram sobre comportamentos que aproximam ou afastam desses princípios.
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Muitos destacaram mudanças positivas em suas relações, apontando maior respeito e melhoria no convívio com colegas e familiares.
A proposta reforçou a importância da escuta ativa e da responsabilidade coletiva na resolução de conflitos.
A atividade final incluiu declarações de incentivo entre os participantes e a montagem de um quebra-cabeça simbólico, representando que cada jovem é uma peça essencial para a convivência harmoniosa dentro da escola.

Para a assistente social forense Myriane Gonçalves da Silva, responsável pela condução dos círculos, o encerramento do projeto marca um passo importante na transformação das relações escolares.
“Quando os adolescentes percebem que podem resolver conflitos com diálogo, eles se tornam protagonistas de uma convivência mais saudável”, destacou.
Projeto teve inicio em julho em Tangará
O projeto, iniciado em julho, abordou temas como violência contra a mulher, bullying e prevenção ao uso de drogas, sempre priorizando a escuta ativa e a construção de soluções coletivas.
Além de promover o respeito mútuo, a iniciativa busca formar cidadãos conscientes e capazes de fortalecer uma cultura de paz na comunidade escolar.





