Dentro das iniciativas do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Videira promoveu o Dia D da Saúde da Mulher, ação dedicada à prevenção e ao cuidado com a saúde feminina. A programação ocorreu em duas etapas — a primeira foi realizada no sábado (18), quando mais de 273 mulheres foram atendidas nas UBS dos bairros Carelli, Cibrazem, Cidade Alta, Farroupilha, Rio das Pedras, São Cristóvão e Alto da Boa Vista.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nesse dia, as equipes da saúde realizaram 88 coletas de exame preventivo e 69 testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C, além de consultas médicas, atendimentos de enfermagem e orientações abrangentes de autocuidado e prevenção.
As unidades atenderam, no “Dia D da Saúde da Mulher”, em horário estendido, entre 8h e 16h, ampliando o acesso das mulheres aos serviços essenciais.
A programação continua no próximo sábado (25), com atendimentos nas UBS dos bairros Amarante, De Carli, Floresta, Santa Gema, Vila Verde e PAM.
Veja também
Santa Catarina tem 4ª maior queda na venda de bebidas no país
Grupo de Videira conquista sete premiações em festival de dança em SC
A secretária da Saúde, Maribel Gaio, ressalta que alguns serviços exigem agendamento prévio nas unidades de referência, como é o caso da coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero ou consultas médicas especializadas.
Maribel acrescenta que o “Dia D da Saúde da Mulher” vem atingindo seu propósito principal: estimular a prevenção contínua e facilitar o acesso aos serviços.
“Ao abrir as Unidades Básicas de Saúde em um sábado, conseguimos atender um número expressivo de mulheres que muitas vezes não têm disponibilidade durante a semana. Essa é uma oportunidade de levar informação, cuidado e acolhimento a quem mais precisa”, afirmou.