Anvisa julga recurso da Ypê sobre suspensão de produtos

O julgamento está previsto para ocorrer às 14h, na sede da Anvisa, em Brasília

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinou a suspensão da fabricação e da comercialização de produtos da marca Ypê terá um novo desdobramento nesta quarta-feira (13). O órgão federal irá analisar um recurso protocolado pela Química Amparo, responsável pela produção da marca, contra a medida que restringiu a produção e ordenou o recolhimento de lotes específicos de itens da empresa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O julgamento está previsto para ocorrer às 14h, na sede da Anvisa, em Brasília. A análise será feita pela Diretoria Colegiada da agência, formada por cinco integrantes responsáveis pela votação que poderá manter ou derrubar a resolução publicada no início de maio.

Publicidade

A medida da Anvisa foi divulgada oficialmente em 5 de maio e atingiu lotes com numeração final 1 de três categorias de produtos da Ypê: detergente lava-louças, sabão líquido para roupas e desinfetante. A determinação incluiu a suspensão da fabricação, venda e distribuição desses itens.

Segundo a agência, a decisão foi tomada após a identificação de possível risco sanitário relacionado à contaminação microbiológica. O problema envolve a eventual presença de bactérias capazes de provocar doenças, especialmente em pessoas com imunidade baixa ou em situações de contato do produto com mucosas e ferimentos.

As conclusões surgiram após fiscalizações realizadas pela Anvisa em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e a Vigilância Sanitária do município de Amparo, onde está localizada a fábrica da Química Amparo. Durante as inspeções, teriam sido encontrados descumprimentos em procedimentos de controle de qualidade dentro da unidade industrial.

Após a publicação da resolução, a empresa entrou com recurso administrativo tentando reverter a decisão. O pedido garantiu efeito suspensivo temporário sobre o recolhimento dos produtos até que o julgamento definitivo aconteça nesta quarta-feira. Apesar disso, a Anvisa segue orientando que os consumidores evitem utilizar os itens envolvidos na restrição.

Na terça-feira (12), a agência informou que a Química Amparo intensificou ações internas para corrigir problemas identificados na fábrica. Conforme a Anvisa, a empresa estaria executando 239 medidas corretivas relacionadas aos processos de produção e controle sanitário.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Educação de Tangará é reforçada com novo ônibus escolar

Secretaria de Educação de Tangará recebeu um novo ônibus...

Gaeco afasta agente público em operação contra tráfico em SC

Uma operação realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial...

CNHs não retiradas até 2 de junho serão destruídas, alerta Detran/SC

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC)...

Família perde casa em incêndio e comunidade inicia campanha

Uma família de União da Vitória enfrenta agora o...

Quatro apostas catarinenses acertam a quina na Mega-Sena

O prêmio principal do concurso 3007 da Mega-Sena voltou...

Justiça determina retomada das câmeras corporais na Polícia Militar de SC

A Justiça de Santa Catarina determinou que o Estado...

Microrregional do JESC e Copa Sul de Handebol movimentam Videira

Videira vive uma semana de intensa movimentação esportiva com...