Câmara vota novas regras para retirada de medicamentos por terceiros

O objetivo é facilitar a obtenção dos remédios, especialmente para quem não pode se deslocar

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que modifica regras para a retiradas de medicamentos em farmácias populares por terceiros. Agora, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, se aprovado, seguirá para o Senado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida aprovada permite a retirada de medicamentos em farmácias populares por terceiros, sem a presença do paciente, contudo o terceiro deve apresentar a receita médica, emitida por um profissional de saúde, e um documento de identificação do paciente.

Publicidade

O projeto, que é um substitutivo do relator, deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), ao PL 3044/19, foi aprovado após modificações no texto original, que permitiam a retirada dos medicamentos sem a presença do paciente. Ovando defendeu que a nova medida garantiria o controle adequado da entrega sem prejudicar a fiscalização.

A proposta altera a Lei 10.858/04, que já prevê a oferta de medicamentos com custo reduzido por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A portaria atual exige que o paciente firme uma procuração para que outra pessoa retire os medicamentos em seu lugar, o que, segundo Ovando, pode ser um obstáculo, já que alguns pacientes precisam de repouso absoluto e não podem realizar esse procedimento.

Veja também

Celulares podem ser proibidos nas escolas de todo o Brasil

Rede Estadual de SC abre 2º período de matrículas nesta terça

O relator afirmou que a nova exigência da apresentação da receita e do documento de identidade será suficiente para garantir o controle e facilitar o acesso ao programa Farmácia Popular.

A medida visa facilitar o acesso a medicamentos essenciais, especialmente para aqueles que não podem se deslocar até as farmácias.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Câmara de Notícias

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Caçador receberá R$ 10 milhões

O Governo do Estado de Santa Catarina e a...

Polícia Militar apreende cerca de 30 kg de maconha em Videira

Uma operação da Polícia Militar realizada na tarde desta...

Prefeitura de Caçador dá início às obras do programa Casa Catarina

A Prefeitura de Caçador assinou nesta sexta-feira, 3, a...

O que considerar para facilitar identificação de bagagem em viagens

Perder tempo diante da esteira tentando reconhecer a própria...

Principais tendências de consumo no interior de São Paulo

A rotina no interior de São Paulo mudou de...

Como escolher o forno ideal para preparar receitas

Acertar na escolha do forno faz diferença na rotina,...

Agricultores de Caçador receberão títulos definitivos da terra

Sessenta e oito famílias de agricultores do Assentamento Hermínio...

Videira sedia o XIII Simpósio Catarinense de Astronomia

Videira será palco, nos dias 24 e 25 de...