Dengue exige cuidados também no inverno, alerta agente de endemias de Videira

Mesmo com queda nos casos durante o frio, população deve manter atenção para evitar criadouros do mosquito

A redução das temperaturas em Santa Catarina não elimina os riscos da dengue. O alerta é da agente de combate às endemias da Secretaria de Saúde de Videira, Misslaine Nascimento, que reforçou a importância de manter os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti também durante o inverno.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em entrevista, a profissional destacou que o frio reduz a reprodução do mosquito, mas não impede sua sobrevivência. Segundo ela, os ovos depositados em locais com água parada podem permanecer viáveis por meses, aguardando apenas o aumento da temperatura para eclodirem.

Publicidade

Mosquito continua ativo mesmo no frio

De acordo com Misslaine, muitas pessoas acreditam que o inverno elimina o risco da dengue por conta da diminuição dos mosquitos visíveis. No entanto, ela alerta que o Aedes aegypti vem se adaptando às mudanças climáticas e consegue sobreviver mesmo em períodos de temperaturas mais baixas.

A agente reforça que recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, piscinas e potes de água de animais precisam continuar sendo monitorados regularmente para evitar o acúmulo de água.

Dengue: Bióloga relata aumento de focos e casos na região
Foto: Divulgação

Vacina ajuda, mas prevenção segue essencial

Durante a entrevista, Misslaine também ressaltou que a vacinação contra a dengue é importante, mas ainda não está disponível para toda a população, tornando os cuidados diários indispensáveis.

Segundo ela, eliminar os criadouros continua sendo a forma mais eficiente de combater a doença. A orientação é para que cada morador dedique alguns minutos da semana para verificar o quintal, terrenos próximos e até plantas aquáticas dentro de casa, locais que podem servir de ambiente ideal para o mosquito.

Dengue exige cuidados também no inverno, alerta agente de endemias de Videira
Foto: Reprodução

Trabalho de prevenção trouxe resultados positivos

A agente destacou ainda que a redução dos casos registrada neste ano em comparação ao anterior é resultado do trabalho de orientação, fiscalização e conscientização realizado nos bairros de Videira.

Ela explicou que a equipe segue atuando continuamente e que novos agentes estão sendo treinados para reforçar o combate à dengue no próximo verão.

A população também pode colaborar denunciando possíveis focos do mosquito diretamente à Vigilância Sanitária do município.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Repórter Fabiano Trindade

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Café com Notícias – 18/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=Fb4miUJ6pB8

Educação ambiental ganha força com novo projeto em Iomerê

Teve início nesta semana, na Escola Centro de Educação...

Cobalchini busca tratamento de hemodiálise para Caçador

O deputado Valdir Cobalchini (MDB) recebeu a garantia do...

Conferência Municipal de Saúde está com inscrições abertas em Caçador

A Secretaria Municipal de Saúde realizará, no dia 25...

Acidente com caminhão provoca bloqueio da Rua XV de Novembro para troca de poste em Videira

Motoristas que circulam pelo Centro de Videira devem redobrar...

Parceria entre SESI e MBRF transforma comunicação e promove acessibilidade

A promoção da inclusão e da acessibilidade ganhou mais...

Caçadorense Yasmin Ender de Lima é campeã brasileira de xadrez

Com apenas 10 anos, a caçadorense Yasmin Ender de...