Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Falta de vacinas afeta quase 90% das cidades de Santa Catarina

Desde julho de 2023, o Estado não recebe remessas completas de vacinas do Ministério da Saúde

A escassez de vacinas contra a varicela e a tetraviral tem gerado grandes desafios para a cobertura vacinal em Santa Catarina. De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 199 dos 230 municípios catarinenses relataram a falta de algum imunizante, o maior índice do país.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo informações, a escassez tem sido um reflexo direto da redução no envio de doses do Ministério da Saúde, o que tem impactado a vacinação contra a catapora e outras doenças.

Publicidade

Falta de vacinas afeta todo o Estado

Desde julho de 2023, o estado de Santa Catarina não recebe do Ministério da Saúde uma remessa completa de vacinas contra a varicela, o que fez com que os municípios adotassem a vacina tetraviral como substituta.

Contudo, essa substituição gerou um novo problema: a falta de estoque da tetraviral, afetando ainda mais os postos de saúde.

Consequentemente, as duas vacinas mais faltantes nos postos catarinenses são a varicela e a tetraviral.

Isso tem provocado uma queda na cobertura vacinal, especialmente a da varicela, que atualmente está em 72,5% no estado, um número abaixo do recomendado para a proteção da população.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, em resposta ao desabastecimento, informou que entre 2023 e 2024 enviou 20 milhões de doses para Santa Catarina, atendendo 100% das necessidades dos estados.

No entanto, a escassez mundial de matéria-prima para a vacina da varicela tem dificultado a reposição.

O Ministério garantiu que eventuais problemas serão resolvidos com novos fornecedores, mas o impacto na vacinação é visível.

Veja também

Pai é flagrado levando filhos no porta-malas de carro

Conheça os ganhadores da 2ª edição do Festival de Prêmios

De acordo com Fábio Gaudenzi, superintendente em Vigilância em Saúde de Santa Catarina, a falta de vacinas ocorre devido a dificuldades na aquisição de insumos, mas a situação está sendo gradualmente resolvida.

Ele ressaltou que, apesar do desabastecimento, a vacinação está sendo retomada e os postos de saúde devem normalizar o fornecimento em breve.

Santa Catarina enfrenta a maior falta de vacinas do Brasil

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios revelou que 87% dos municípios catarinenses relataram falta de algum imunizante.

Esse índice coloca Santa Catarina no topo do ranking nacional de desabastecimento de vacinas.

A mesma pesquisa, realizada em setembro, já havia apontado que o estado era o mais afetado pela escassez de vacinas.

Necessidade de manter o calendário de vacinação

Apesar da falta de vacinas, as autoridades de saúde orientam a população a não adiar a imunização.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina reforça que os cidadãos devem procurar as unidades de saúde para manter o calendário vacinal em dia.

“Mesmo que haja uma negativa temporária devido ao desabastecimento, é fundamental que a população continue buscando a vacinação”, enfatizou Gaudenzi.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vereador propõe ensino de Educação Financeira em escolas municipais

O vereador Jonatas Maia (Bainho) apresentou uma indicação nesta...

Pais de bebê agredida em Caçador são denunciados por maus-tratos

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou um...

Caminhão tomba e motorista fica ferido em Salto Veloso

Na madrugada deste sábado (6), por volta das 4h01,...

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões neste sábado

O sorteio da Mega-Sena 2911 será realizado neste sábado...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Identificada vítima que morreu congelada em câmara fria

Felipe Morais, morador de Lebon Régis, foi identificado como...

Invasão de javalis preocupa produtores em Santa Catarina

Em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º de setembro, intitulado...

Quadrilha lucrava R$ 100 mil por mês com cada mulher traficada de SC para Irlanda

Uma operação de grande porte da Polícia Federal, deflagrada...

Mulher é forçada a ingerir soda cáustica em tentativa de feminicídio em SC

Uma tentativa de feminicídio chocou a cidade de Campos...

Outros Tópicos Interessantes