Médico do SUS em SC é demitido após mais de 60 faltas

O cardiologista temporário alegou falhas no ponto eletrônico e transtorno de déficit de atenção

A Justiça de Santa Catarina rejeitou o mandado de segurança solicitado por um médico demitido da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. O governo estadual havia determinado a demissão após constatadas faltas recorrentes sem justificativa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Grupo de Câmaras de Direito Público do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) divulgou a decisão nesta terça-feira (04).

Publicidade

Durante um período de um ano, o médico acumulou mais de 60 dias de ausência intercalada ao trabalho, comprometendo suas funções no hospital.

O profissional atuava temporariamente como cardiologista, mas foi desligado por inassiduidade habitual, quando faltas se repetem sem apresentação de justificativas.

A Lei Complementar Estadual n. 323/2006 prevê que ausências recorrentes configuram esse tipo de conduta.

Defesa do médico

Em sua defesa, o médico alegou que nunca deixou de trabalhar por mais de 30 dias consecutivos e que suas faltas ocorreram devido a falhas no ponto eletrônico e a um transtorno de déficit de atenção.

Ele também questionou formalmente o PAD (Processo Administrativo Disciplinar), argumentando que o ato descreveu sua conduta como abandono de cargo, e não inassiduidade habitual, o que, segundo ele, violaria o devido processo legal e o direito de defesa.

Justificativa do redator sobre as alegações

O relator do caso rejeitou essas alegações, afirmando que o servidor teve ampla oportunidade de se defender e respondeu aos fatos apresentados, independentemente da classificação legal utilizada.

O acórdão ainda cita precedentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e reforça que as ausências foram comprovadas.

Além disso, a Justiça afastou a tese de cerceamento de defesa, ressaltando que o médico foi notificado e teve prazo para apresentar laudos médicos ou documentos, mas não forneceu provas suficientes para justificar suas faltas.

Dessa forma, a decisão mantém a demissão do médico da Maternidade Carmela Dutra, reafirmando a importância da assiduidade no serviço público e da observância das normas legais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Pavilhão da Indústria e Serviços na ExpoCaçador oferece oportunidades

O Pavilhão da Indústria e Serviços foi aberto oficialmente...

Incêndio na WEG em Jaraguá do Sul mobiliza equipes de emergência

Um incêndio registrado na multinacional WEG, em Jaraguá do...

Começaram as apresentações de artistas locais na ExpoCaçador

Neste sábado (21) a ExpoCaçador 2026 já conta com...

Morre Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

O ator, autor e diretor Juca de Oliveira faleceu...

Fotógrafa de Caçador conquista prêmio internacional

A fotógrafa caçadorense Flávia Pires conquistou seu 33º prêmio...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Caminhão com destino a Videira levava mais de 5 toneladas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã de...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Vereador cobra providências após ataques de cães de rua em Caçador

O vereador Fabiano Dobner voltou a cobrar do Executivo...

Outros Tópicos Interessantes