A Sala de Situação da Dengue de Videira atua como um grupo de monitoramento e coordenação das medidas de prevenção e controle da doença, envolvendo diversos setores da administração municipal e entidades parceiras. A primeira reunião do ano aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16 de janeiro, e apresentou dados preocupantes sobre o início de 2026.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante o encontro, foram divulgados números que chamam atenção: das 150 armadilhas distribuídas pelo município, 76 registraram resultado positivo, ou seja, mais da metade das amostras indicaram presença do mosquito.
Além disso, durante as visitas domiciliares, foram identificados 46 focos do Aedes aegypti, vetor da dengue.
“Estamos atentos à situação e acompanhando com preocupação os dados, pois o número de focos encontrados é elevado e exige atenção para evitar um cenário mais grave nos próximos meses” — alertou a bióloga e coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Luciéli Zago.
Veja também
Governo Federal notifica Detran-SC e cobra adequação às novas regras da CNH
Santa Catarina supera média nacional e cresce em indústria, comércio e serviços
Diante desse cenário, a equipe definiu estratégias prioritárias para 2026.
Entre elas, segue a ação Bota Fora, que promove o recolhimento de pneus e entulhos.
Também estão previstas atividades educativas nas escolas, alem de reuniões com diferentes setores da economia, onde o primeiro encontro já ocorreu com representantes de lavações e o próximo será com imobiliárias.
Além disso, a Prefeitura dará continuidade às ações de vistoria, averiguação de denúncias, aplicação de inseticida e monitoramento das armadilhas.

A secretária municipal de Saúde, Maribel Gaio, reforçou a importância da participação da comunidade.
“Para que as ações tenham resultado, é fundamental a colaboração da comunidade, evitando água parada, mantendo terrenos baldios e jardins limpos e higienizando ralos de casas e garagens. Somente assim será possível evitar a proliferação do Aedes aegypti e a transmissão da dengue” destacou.

A reunião contou com representantes das secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, Comunicação, Assistência Social e Trabalho, além da Defesa Civil, Visan e Aciav, reforçando a integração entre órgãos públicos e parceiros na luta contra a dengue em Videira.




