Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Uma única pessoa pega mais de 129 atestados médicos em UPA de SC

Segundo a prefeitura, o caso é de uma paciente crônica que frequenta regularmente uma UPA da cidade

Um levantamento detalhado realizado pela Prefeitura de Itajaí, maior município do Litoral Norte de Santa Catarina, chamou a atenção para o alto número de atestados médicos emitidos na rede pública de saúde. De acordo com os dados oficiais, apenas uma pessoa recebeu 129 atestados médicos diferentes ao longo de 2025.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além disso, o estudo aponta que, somando todos os atendimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mais de 316 mil atestados foram concedidos à população itajaiense no último ano, o que reforça a dimensão do sistema de saúde municipal e o volume de demandas atendidas diariamente.

Publicidade

Segundo a administração municipal, o caso mais expressivo envolve uma paciente crônica, que busca atendimento com frequência em uma UPA da cidade.

Por esse motivo, o elevado número de documentos está diretamente relacionado ao acompanhamento contínuo do seu estado de saúde.

Ainda assim, os números gerais despertam atenção: ao todo, 1.759 pacientes atendidos em UPAs receberam dez ou mais atestados médicos ao longo do período analisado, evidenciando um padrão recorrente de utilização do serviço.

Quando o foco se volta exclusivamente para as UBSs, os dados também são significativos. Foram emitidos 116,8 mil atestados médicos nessas unidades, sendo que 796 pessoas receberam dez ou mais documentos.

Dentro desse grupo, um único paciente chegou a receber 30 atestados diferentes, o que reforça a necessidade de análises constantes sobre o uso e a gestão dos serviços de saúde.

Diante desse cenário, o Conselho Regional de Medicina se manifestou oficialmente no final do ano passado.

Em comunicado, a entidade ressaltou que a emissão de atestados médicos é um procedimento estritamente técnico, “fundamentado na análise criteriosa do estado de saúde do paciente, na ética profissional e na legislação vigente”.

Além disso, o conselho alertou que “qualquer tentativa de interferência externa nesse processo fere a autonomia profissional do médico, assegurada tanto pelo Código de Ética Médica quanto pelas normas legais que regem o exercício da Medicina no Brasil”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Ambiental resgata 19 aves silvestres no Meio Oeste

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, por meio...

Almir Sater traz música e emoção à festa de 82 anos de Videira

A cidade de Videira vai celebrar seus 82 anos...

Motociclista de 22 anos morre em grave acidente com caminhão em Videira

Um grave acidente, na SC-135, próximo ao trevo do...

Rodovias de SC registram oito mortes em série de acidentes

O fim de semana no Oeste de Santa Catarina...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Master Agroindustrial conquista certificação internacional IFS Food

A Master Agroindustrial S/A alcançou, nesta sexta-feira (09), uma...

Valdir Medeiros completa 40 anos na Prefeitura de Caçador

O secretário de Infraestrutura de Caçador, Valdir Medeiros, completou...

Outros Tópicos Interessantes