Cine Raízes leva cinema e cultura a Caçador e Lebon Régis

Serão 20 filmes para exibição entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2025

O Cine Raízes, projeto, contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo/2023, oferece mais de 30 sessões de cinema gratuitas e debates em escolas e comunidades do Contestado, principalmente Caçador e Lebon Régis. A programação inclui filmes de ficção, documentários e videoclipes produzidos em diversas regiões do país.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Cine Raízes teve sua abertura no Cine Lúmine Caçador, destacando-se pela exibição dos filmes “Cadê o rio?!” e “Diga ao povo que avance”, além da peça teatral “Raízes de Aiyê”.

Publicidade

Idealizado por Elias de Lima Lisboa, o projeto busca refletir a identidade cultural das comunidades do oeste catarinense, historicamente marcada pela Guerra do Contestado.

O nome Cine Raízes simboliza a conexão espiritual, ancestral e cultural das comunidades com seu território, traduzindo a essência dessa relação.

Veja também

Circuito de Cinema Chica Pelega edição quilombola chega à região

Evento destaca a cultura dos benzimentos e o uso das plantas medicinais

O projeto visa democratizar o acesso ao cinema e promover o diálogo cultural nas periferias das cidades participantes.

Além das exibições, o Cine Raízes oferecerá oficinas de produção audiovisual, debates e palestras sobre cinema e cultura.

Elias de Lima Lisboa espera, com este projeto, que os participantes se reconheçam nas histórias dos filmes e se sintam motivados a contar suas próprias histórias.

“Vejo o Cine Raízes como um caminho para conectar bairros à identidade de seus habitantes”, afirma.

Filmes

O projeto recebeu quase 500 inscrições de filmes, selecionando 20 para exibição entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre do próximo. Serão atendidas 10 escolas e 10 comunidades.

A curadoria, assinada por Yasser González e Elias de Lima, focou na relação dos filmes com as temáticas do cineclube. A programação completa está disponível no Instagram do projeto.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/ Cine Raízes

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Clima segue instável em Santa Catarina na sexta-feira

A sexta-feira (27) começa com predomínio de tempo estável...

Rua Olavo Bilac em Caçador tem mudanças para ampliar vagas

A Rua Olavo Bilac, em frente à CMEI Marcos...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 46/2026 Pregão Eletrônico n. 19/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

João Rodrigues confirma pré-candidatura ao governo de SC

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), oficializou nesta...

Criminosos usam nome da Havan e movimentam R$ 576 mil em 24h

Criminosos conseguiram movimentar mais de R$ 576 mil em...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros desistem de greve após decisão do governo

Os caminhoneiros decidiram suspender a greve que vinha sendo...

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo encontrado em Videira: informações complementares sobre o caso

Na última segunda-feira, dia 16 de março, o corpo...

Motorista de aplicativo desaparece em Videira; polícia faz buscas

O desaparecimento de uma motorista de aplicativo em Videira...

Ministério Público acompanha caso de asilo clandestino em Caçador

Na semana passada, um morador de Caçador foi ao...

Outros Tópicos Interessantes