Nesta segunda-feira (14), clientes dos principais bancos do Brasil enfrentaram dificuldades para acessar serviços digitais, incluindo o sistema PIX. O Banco Central confirmou que houve “problemas técnicos” na plataforma, mas assegurou que a situação foi resolvida ainda pela manhã.
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Em uma nota, o BC esclareceu: “Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã. As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido.”
O serviço DownDetector, que monitora falhas em sistemas virtuais, registrou picos de reclamações durante a manhã, principalmente para o Banco Central e os maiores bancos comerciais do país.
Dos 12 sites brasileiros com maior índice de falhas, 11 pertenciam a instituições bancárias ou de pagamento.
Durante a manhã, os aplicativos dos bancos exibiam mensagens informando que o PIX estava indisponível.
O C6, por exemplo, alertava que o app estava em atualização, enquanto o Bradesco sugeria a realização de um TED, pois o PIX não estava disponível.
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O Itaú Unibanco também reconheceu a instabilidade no sistema do PIX, afirmando que monitorava a situação junto ao Banco Central. Em sua comunicação, o banco orientou os clientes a não refazer transações em caso de erro na operação.
Por sua vez, o Santander informou às 12h08 que o sistema já havia sido restabelecido, indicando que a normalização dos serviços estava em andamento.
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