Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”

A proposta visa promover uma conversão ecológica, refletindo sobre o cuidado com o meio ambiente e a justiça social

A Campanha da Fraternidade 2025, escolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Este tema celebra os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e destaca questões ambientais urgentes.

Publicidade

A Campanha visa promover a conversão integral, levando à reflexão sobre a preservação da Terra e a justiça social.

A Ecologia é um tema recorrente na história das Campanhas, tendo sido abordado em 8 edições, como em

  • na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”;
  • na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos;
  • na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males;
  • na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida;
  • na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão;
  • na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22);
  • na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e
  • na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).

Em 2025, a Igreja se preocupa com a crise socioambiental, convidando todos à conversão ecológica.

Veja também

Associação dos Amigos dos Autistas de Videira inaugura espaço esportivo

Juíza que tentou impedir aborto legal de vítima de estupro é punida pelo CNJ

A proposta é passar de uma lógica extrativista para uma ética do cuidado com a natureza, essencial para o bem-estar de todos os seres vivos.

Identidade visual

A identidade visual da campanha, criada por Paulo Augusto Cruz, simboliza a reconciliação com a Criação através de São Francisco de Assis e elementos da fauna e flora brasileira.

A cruz, central no cartaz, remete à conversão quaresmal.

O uso do estilo de colagem representa a interligação entre todos os aspectos da vida, incluindo o ambiental, espiritual e social.

A oração

A oração da CF 2025, escrita para esta edição, reflete o desejo de arrependimento e conversão, chamando todos à ação em defesa da criação de Deus.

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
CNBB

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cidade de SC aprova lei que multa pichadores em até R$ 8,6 mil

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, na segunda-feira...

Previsão do tempo: Quarta-feira segue com sol e chuva em Santa Catarina

Quarta-feira segue com sol e chuva em Santa Catarina...

Santa Catarina atinge 90% dos domicílios com segurança alimentar, diz IBGE

Santa Catarina é hoje referência nacional em segurança alimentar,...

Corrida do Bem acontece em Caçador no dia 16 de novembro

O Parque Central José Rossi Adami, em Caçador, será...

Levantamento revela perfil da população em situação de rua em Videira

Desde abril, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho...

Mais Lidas da semana

Três homens são presos por tráfico de drogas em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Polícia Militar explica ocorrência de dano e tumulto no bairro Martello

Na noite de sábado (18), a Polícia Militar de...

Mulher é perseguida pelo companheiro e busca ajuda policial

Na noite de sexta-feira (17), a Polícia Militar foi...

Ex-servidor público se finge de morto e foge da prisão

O ex-servidor da Prefeitura de São Paulo, Arnaldo Augusto...

Perseguição policial na BR-470 mobiliza diversas equipes e termina em morte

Uma intensa perseguição na BR-470 resultou em confronto armado...

Outros Tópicos Interessantes