Rádios RBV

Menu

Nota fiscal eletrônica passa a ser obrigatória para MEIs prestadores de serviço

Desde o dia 1º de setembro, a Nota Fiscal de Serviço eletrônica passou a ser obrigatória para MEIs no no padrão nacional.

Fonte:
CNN

Agora a Nota Fiscal de Serviços eletrônica para MEIs é obrigatória. O documento deve ser emitido pelos Microempreendedores Individuais no padrão nacional de sexta-feira (1º). A NFS-e começou a ser emitida por MEIs prestadores de serviços a partir de janeiro deste ano. A mudança segue a Resolução nº 169/22 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) e vale para os MEI prestadores de serviços para pessoas jurídicas de todo o país.

Saiba mais sobre a emissão obrigatória da Nota Fiscal de Serviços eletrônica para MEIs

Veja outras notícias de economia

Novas funcionalidades do Pix são anunciadas pelo BC

- Publicidade -

Queda no preço da carne de gado aumenta o consumo no país

Confira o passo-a-passo para emitir a NFS-e padrão

1- O empreendedor deve acessar o Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica.Caso não possua cadastro, clique em “primeiro acesso” e forneça as informações solicitadas. Caso contrário, é só logar (6º Passo).

2- Há 3 opções de login no emissor Web: acesso com usuário e senha (via cadastramento de informações pelo portal), certificado digital e conta no portal do governo federal. Para se registrar, o representante legal deverá ter os selos prata ou ouro. Caso o empreendedor opte por utilizar a versão do aplicativo, é necessário fazer a configuração pelo navegador primeiro.

3- O MEI então deve cadastrar os dados da atividade econômica desenvolvida e configurar as informações da empresa para emissão de NFS-e.

4- No caso do primeiro acesso, será necessário acessar as configurações e preencher os campos com e-mail e telefone que serão utilizados na geração da NFS-e.

5- Selecione no campo “Valor Aproximado dos Tributos” a terceira opção: “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”.

Com isso, o empreendedor conclui o cadastro via navegador. O próximo passo já é a emissão da Nota Fiscal. Porém, caso o usuário escolha utilizar o aplicativo mobile para emitir suas notas, será necessário cadastrar seus “Serviços favoritos”, então clicar em “Novo serviço favorito”. É possível cadastrar até 10 serviços favoritos, basta preencher os dados solicitados, selecione uma atividade e adicionar o “Novo serviço favorito”.

6- Após logar no portal emissor de nota fiscal, basta selecionar se deseja utilizar a “Emissão Completa” ou a “Emissão Simplificada” e preencher os dados solicitados.

Ao escolher a “Emissão Simplificada”, é necessário preencher os dados solicitados (CPF/CNPJ do cliente e valor do serviço prestado). Somente é possível utilizar os serviços previamente cadastrados em “Serviços Favoritos” para efetuar a emissão da NFS-e.

Já a opção “Emissão Completa” é obrigatória para alguns tipos de prestação de serviço, como exportação e serviços cujo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é devido no local do tomador. Ao escolher essa opção, o empreendedor precisa estar atento para o preenchimento de todos os dados necessários para não cometer erros na geração da NF. Lembrando que o preenchimento da descrição de serviço e seu valor são obrigatórios. Na “Emissão Completa”, o MEI pode escolher um serviço mesmo que não esteja cadastrado nos favoritos.

7- Independentemente de qual opção escolher, antes de emitir a NF, revise todas as informações preenchidas. Após esse processo, está tudo certo para a emissão.

Facilitando a vida do empreendedor

O governo federal aponta que a adoção de uma NFS-e padronizada não só vai reduzir a burocracia e beneficiar a administração federal, como também facilita a vida dos próprios contribuintes.

O Sebrae, que oferece apoio para os empreendedores durante o processo, também defende o ponto de vista.

“Vamos padronizar as informações, reduzir custos e aumentar a eficácia. As micro e pequenas empresas ganham em competitividade e desburocratização, com a dispensa da emissão de documentos em papel”, defende o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

Cadastro simplificado

As novas funcionalidades para realização do cadastro do MEI também facilitam o processo, como a integração da plataforma do governo federal na emissão da NFS-e.

Outro fator que facilita o processo é a emissão simplificada. Agora, o empreendedor pode fornecer apenas três informações para gerar a sua nota.

As mudanças estão disponíveis tanto para navegadores quanto dispositivos móveis (versão Mobile).

Para o emissor Mobile, foi desenvolvida uma nova funcionalidade para permitir a geração do Documento Auxiliar da NFS-e (DANFSE) em formato PDF, com a possibilidade de compartilhamento do documento

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Motorista fica preso às ferragens em acidente com caminhão

O motorista de um caminhão trator Iveco Stralis ficou...

Caçador Futsal apresenta o elenco para a temporada 2024

O Caçador Futsal apresenta seu elenco, diretoria e comissão...

Capotamento é registrado na SC-135 em Rio das Antas

Um capotamento é registrado na SC-135 em Rio das...

Auto Elite na ExpoVideira 2024 com descontos e prêmios

A Auto Elite está na ExpoVideira apresentando o que...

Criciúma e Chapecoense se enfrentam neste sábado (02)

Criciúma e Chapecoense se enfrentam neste sábado (02), às 16h30 (de Brasília),...

Mais Lidas da semana

Motociclista fica gravemente ferido em acidente com três veículos

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente de...

Motorista fica preso às ferragens em acidente com caminhão

O motorista de um caminhão trator Iveco Stralis ficou...

Videirense é eleita Garota Piscina Thermas Machadinho

A videirense Patricia Mpembele é a nova Garota Piscina...

Caçadorense acerta quadra na Mega-Sena e fatura R$ 7,8 mil

Cinco apostas de Santa Catarina tiraram a sorte grande...

Capotamento é registrado na SC-135 em Rio das Antas

Um capotamento é registrado na SC-135 em Rio das...

Outros Tópicos Interessantes