Pesquisador da Epagri Videira palestra no Simpósio de Vinhos de Altitude

O VI Simpósio marca uma retomada dos encontros sobre vinhos de altitude em SC, já que o último ocorreu em 2015

Na última sexta-feira (25), importantes nomes do setor de vinhos de altitude se reuniram em São Joaquim no VI Simpósio de Vinhos de Altitude. O evento promoveu debates sobre inovações técnicas, Indicações Geográficas (IG), enoturismo e perspectivas econômicas dos vinhos catarinenses. O evento marcou a retomada dos debates no setor que não ocorriam desde 2015.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Organizado pelo Sebrae SC, Vinhos de Altitude Produtores e Associados, o simpósio contou com a participação da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (Assea) e da Mútua SC.

Publicidade

A produção de vinhos de altitude tem impulsionado a economia catarinense, contribuindo não só com a agricultura, mas também com o enoturismo.

O pesquisador da Epagri de Videira, Vinícius Caliari, palestrou sobre métodos de elaboração de espumantes e evolução Sur Lie. Durante o evento, ele abordou os desafios da viticultura em regiões de altitude elevada.

Os debates também focaram no fortalecimento da IG, concedida em 2021, e nas novas tendências tecnológicas que transformam a produção local.

“Os vinhos de Santa Catarina, não apenas os de altitude, mas também os do Vale do Rio do Peixe e do Oeste, têm alcançado um nível de qualidade muito interessante. Embora a última safra tenha sido desafiadora, ainda contamos com grandes vinhos no mercado, representando todas as regiões.” destaca Caliari.

Veja também

Saiba mais sobre a cria pútrida europeia e como preveni-la

Conta de energia fica mais barata em novembro

Diego Censi, presidente da Vinhos de Altitude Produtores e Associados, ressaltou a importância da reunião para o setor.

“Este simpósio nos permite unir forças, compartilhar conhecimentos e alinhar estratégias para elevar a qualidade dos nossos vinhos”, afirmou. Ele destacou que isso promoverá ainda mais o reconhecimento de Santa Catarina como referência no Brasil e no exterior.

A programação técnica do simpósio incluiu palestras sobre avanços tecnológicos, certificações e a integração entre vitivinicultura e enoturismo. O Sebrae, um grande apoiador do setor, reforçou a importância de eventos como este para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade das vinícolas da região.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é acusado de administrar altas doses de medicamento para ex-mulher

Um homem acusado de tentar matar a ex-companheira por...

Quarta-feira segue com chuva e algumas aberturas de sol em SC

A quarta-feira (30) será marcada pela continuidade da chuva...
00:03:36

Paróquia de Videira lança campanha para confeccionar manto da Imaculada Conceição

Comunidade católica recolhe peças de roupas usadas até 15 de outubro para transformar memórias afetivas em uma veste para a padroeira.

Inquérito apura possível corte ilegal de araucárias ameaçadas de extinção em SC

Ministério Público de Santa Catarina apura a retirada de 41 árvores da espécie em Papanduva.

Diferente dos outros anos, e-Título poderá ser baixado e ativado no dia da votação

Eleitores precisam baixar e ativar o aplicativo do e-Titulo antes do prazo limite para evitar restricoes no dia do pleito em 2026.

Desmoronamento interdita rua no centro de Caçador

Um desmoronamento de terra provocou a interdição da rua...