Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Tempo em SC deve favorecer colheita do milho e soja

Segundo a Epagri/Ciram o tempo em SC deve favorecer colheita do milho e soja

Conforme o que apontou o Boletim de Previsão Climática divulgado pela Epagri/Ciram, o tempo em SC deve favorecer a finalização da colheita do milho e da soja.

As chuvas devem ocorrer dentro da média e as temperaturas ficam próximas ou acima da média nos meses de fevereiro, março e abril.

Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, essa é uma boa notícia para os agricultores catarinenses. “Nesse período, pouca chuva favorece a colheita e a qualidade dos grãos”, explica Haroldo.

Publicidade

Ainda segundo a Epagri/Ciram, a previsão também indica que a chegada do outono de 2024 deve marcar o fim do El Niño. O início da estação no Hemisfério Sul ocorre no dia 20 de março às 00h06.

Tempo em SC terá chuva mal distribuída:

Durante o mês de fevereiro, a chuva deve ser mal distribuída em Santa Catarina, associada ao processo conhecido popularmente como “chuvas de verão”.

Veja também

Brasil diminui mais de 52% da área agrícola segurada

Granizo e as chuvas atrapalharam as safras de frutas na região

“No fim do verão, ainda sob influência do El Niño, permanece o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em um curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica, granizo e ventania”, destaca Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

Já nos meses de março e abril, os volumes de chuva devem ficar próximos do esperado para o período.

As temperaturas do tempo em SC:

Ao longo do trimestre, a temperatura deve permanecer acima da média. Em fevereiro e março, as massas de ar quente atuam com frequência, com dias de temperatura alta, inclusive à noite.

“Podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e ao amanhecer, com geada nas áreas altas do Planalto Sul. Esses episódios devem ser mais frequentes no decorrer de abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio ao Estado”, acrescenta a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima.

Fim do El Niño:

Para os próximos meses, a previsão é de término do fenômeno El Niño. Há possibilidade de ocorrer La Niña na sequência e as condições serão monitoradas nos próximos meses.

Fonte:
ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corpo é encontrado boiando no Rio do Peixe em Videira

Na noite de 14 de outubro de 2025, por...

Novo remédio contra o câncer de mama chega ao Brasil

O Ministério da Saúde recebeu na segunda-feira (13) o...

Projeto transforma bagaço de uva em aliado da saúde metabólica

Um projeto da Universidade Alto Vale do Rio do...

Homem morre atropelado por caminhão em canteiro de obras

Um homem morreu atropelado na manhã desta terça-feira (14)...

Jovem é resgatada após viver 12 anos em cárcere privado em SC

Uma jovem foi resgatada em Rio Negrinho, no Planalto...

Mais Lidas da semana

Professoras são proibidas de almoçar na escola e comem na praça

Há vários meses, duas professoras da rede municipal de...

Fort Atacadista confirma construção de nova unidade em Videira

A cidade de Videira, localizada no Meio-Oeste de Santa...

Mais de 177 mil famílias que receberam Auxílio Emergencial terão que devolver o dinheiro

Desde março, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social...

Quinta-feira terá chuva rápida em Santa Catarina e frio nos planaltos

O tempo em Santa Catarina segue instável na quinta-feira...

Outros Tópicos Interessantes